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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27795
Título: | Estratégia para inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas no ensino fundamental |
Autor(es): | DI BERTI, João Vitor Lotério LIMA, Luís Gustavo Nóbrega Ferreira Sousa ALVES, Wéderson Tierry da Silva Pedreira FELTRIN, Fernanda |
Orientador(es): | ANTONIO, Fabiano Zuin |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Inclusão social;Ambiente escolar |
Data do documento: | Dez-2024 |
Editor: | 117 |
Referência Bibliográfica: | DI BERTI, João Vitor Lotério. et al. Estratégia para inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas no ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024. |
Resumo: | A representatividade da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola tem demonstrado um crescimento ao longo dos anos, porém, desafios persistentes continuam a existir. Portanto, é de grande interesse investigar esses pontos em defesa do direito de todos os estudantes estarem juntos, aprendendo e participando por igual, sem nenhum tipo de discriminação. A busca por uma mudança dentro das escolas é contínua, mas ainda existem questões relevantes relacionadas á falta de acesso e oportunidades, que merecem discussão aprofundada. Estudaram-se as dificuldades e prática pedagógica enfrentadas pelos alunos dentro das salas de aula. Tais desafios podem ser atribuídos tanto a barreiras externas quanto a barreiras internas, ou seja, obstáculos criados tanto pelas próprias escolas quanto pelos próprios alunos. Assim conclui-se que as estratégias devem ser aplicadas como foco nas competências e não nas dificuldades. O Uso da tecnologia dentro da escola pode auxiliar os procedimentos e atividades de inclusão, pois a tecnologia hoje, aparece como um elemento incentivador, como uma ferramenta por ser parte do dia a dia dos estudantes, gerando um maior interesse e representando um fator considerável para a evolução e aprendizagem. A prática pedagógica visa sempre preencher lacunas, mas nesse caso faz sentido considerar os conhecimentos prévios dos alunos e desenvolver o aprendizado a partir deles, adotando uma postura mais flexível, a fim de capitalizar os benefícios. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27795 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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