Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorANTONIO, Fabiano Zuin-
dc.contributor.authorDI BERTI, João Vitor Lotério-
dc.contributor.authorLIMA, Luís Gustavo Nóbrega Ferreira Sousa-
dc.contributor.authorALVES, Wéderson Tierry da Silva Pedreira-
dc.contributor.authorFELTRIN, Fernanda-
dc.date.accessioned2025-01-07T13:57:01Z-
dc.date.available2025-01-07T13:57:01Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationDI BERTI, João Vitor Lotério. et al. Estratégia para inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas no ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27795-
dc.description.abstractA representatividade da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola tem demonstrado um crescimento ao longo dos anos, porém, desafios persistentes continuam a existir. Portanto, é de grande interesse investigar esses pontos em defesa do direito de todos os estudantes estarem juntos, aprendendo e participando por igual, sem nenhum tipo de discriminação. A busca por uma mudança dentro das escolas é contínua, mas ainda existem questões relevantes relacionadas á falta de acesso e oportunidades, que merecem discussão aprofundada. Estudaram-se as dificuldades e prática pedagógica enfrentadas pelos alunos dentro das salas de aula. Tais desafios podem ser atribuídos tanto a barreiras externas quanto a barreiras internas, ou seja, obstáculos criados tanto pelas próprias escolas quanto pelos próprios alunos. Assim conclui-se que as estratégias devem ser aplicadas como foco nas competências e não nas dificuldades. O Uso da tecnologia dentro da escola pode auxiliar os procedimentos e atividades de inclusão, pois a tecnologia hoje, aparece como um elemento incentivador, como uma ferramenta por ser parte do dia a dia dos estudantes, gerando um maior interesse e representando um fator considerável para a evolução e aprendizagem. A prática pedagógica visa sempre preencher lacunas, mas nesse caso faz sentido considerar os conhecimentos prévios dos alunos e desenvolver o aprendizado a partir deles, adotando uma postura mais flexível, a fim de capitalizar os benefícios.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher117pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEstratégia para inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeJogos Digitais, Softwares, Aplicativos e Eula (End Use License Agreement)pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.