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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27790
Título: | Diversidade geracional e modelos de liderança na gestão: um olhar para a educação profissional e tecnológica paulista |
Título(s) alternativo(s): | Generational diversity and leadership models in management: a look at professional and technological education in São Paulo |
Autor(es): | MONCIATTI, Paula Daniela da Silva |
Orientador(es): | KANAANE, Roberto |
Outro(s) contribuidor(es): | CALDEIRA, Adilson MACHADO, Michel Mott |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional e técnico;Liderança;Administração de empresas;Recursos humanos;Comportamento organizacional;Cultura organizacional |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | MONCIATTI, Paula Daniela da Silva. Diversidade geracional e modelos de liderança na gestão: um olhar para a educação profissional e tecnológica paulista. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Resumo: | O aumento da expectativa de vida, a redução na taxa de natalidade e o envelhecimento da população geram novas disparidades nas relações de trabalho e na transferência de conhecimento entre gerações. Com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a autora destaca a diversidade presente nessa área e sua influência nas abordagens educacionais, estratégias de gestão e políticas de inclusão. A pesquisa em questão foca na gestão da EPT e sua relação com a diversidade geracional, abordando modelos de liderança e suas influências, com o objetivo de caracterizar os modelos de liderança (LIFO, Pipeline da Liderança, Transacional e Transformacional) utilizados pelos gestores da EPT e como eles lidam com a diversidade geracional. Para tanto, tem-se a seguinte questão-problema: Como a diversidade geracional é considerada nos modelos de liderança vigentes, utilizados pelos gestores da EPT? O objetivo geral é caracterizar os modelos de liderança vigentes, utilizados pelos gestores da EPT, considerando a diversidade geracional. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Conhecer modelos de liderança que poderão ser adotados pelos gestores da EPT, que compõem a literatura científica; b) Destacar as influências da diversidade geracional nas práticas de liderança presentes na EPT; e c) Investigar a interface: diversidade geracional nas práticas de liderança e as relações interpessoais com foco na eficácia e colaboração entre os envolvidos. Adotou-se uma abordagem exploratória e reflexiva, utilizando pesquisa bibliográfica e uma metodologia qualiquantitativa, tendo sido aplicado questionário a 54 respondentes, representantes do nível de comando de unidade de ensino superior, de uma instituição pública. O produto sugerido é um material instrucional direcionado aos líderes da EPT. De acordo com a pesquisa aplicada, pode-se considerar que os objetivos, geral e específicos, comprovou-se, com a amostra realizada, que a diversidade contribui para a colaboração e inovação (28% e 24%, respectivamente) das IES, contrariando a hipótese levantada pela autora de que os conflitos seriam a principal característica (a qual obteve 2% das respostas). Increased life expectancy, a falling birth rate and an ageing population are creating new disparities in working relationships and the transfer of knowledge between generations. Focusing on Graduate vocational technological education, the author highlights the diversity present in this area and its influence on educational approaches, management strategies and inclusion policies. The research in question focuses on EFA management and its relationship with generational diversity, addressing leadership models and their influences, with the aim of characterizing the leadership models (LIFO, Leadership Pipeline and Transactional and Transformational) used by EFA managers and how they deal with generational diversity. To this end, we have the following problem question: How is generational diversity considered in current leadership models used by EFA managers? The general objective is to characterize the current leadership models used by EFA managers, considering generational diversity. The specific objectives are: a) Learn about the leadership models that can be adopted by EFA managers, as described in the scientific literature; b) To highlight the influences of generational diversity on leadership practices in the EFA; and c) To investigate the interface between generational diversity in leadership practices and interpersonal relationships with a focus on effectiveness and collaboration between those involved. An exploratory and reflective approach was adopted, using bibliographical research and a qualitative and quantitative methodology: a questionnaire was applied to 54 respondents, representatives of the command level of a higher education unit, from a public institution. The suggested product is an instructional material aimed at EFA leaders. According to the applied research, it can be considered that the general and specific objectives proved, with the sample carried out, that diversity contributes to the collaboration and innovation (28% and 24%, respectively) of the HEIs, contrary to the hypothesis raised by the researcher that conflicts would be the main characteristic (which obtained 2% of the answers). |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27790 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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