Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27665
Título: A importância do endomarketing para mitigação dos conflitos interpessoais
Título(s) alternativo(s): The importance of internal marketing for mitigating interpersonal conflicts
Autor(es): PESSOA, Ayla Ashley Batista
NASCIMENTO, Emily
SILVA, Kimberley Tayane Feitosa Almeida da
FRANÇA, Nayara Ingrid Alves da Silva
RIBEIRO, Victor Hugo Silva
OLIVEIRA, Vinicius Marçal de
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Endomarketing;Administração de conflitos
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: PESSOA, Ayla Ashley Batista. NASCIMENTO, Emily. SILVA, Kimberley Tayane Feitosa Almeida da. FRANÇA, Nayara Ingrid Alves da Silva. RIBEIRO, Victor Hugo Silva. OLIVEIRA, Vinicius Marçal de. A importância do endomarketing para mitigação dos conflitos interpessoais, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: Este estudo examina o papel do endomarketing na mitigação de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, promovendo uma comunicação mais eficaz e a valorização contínua dos colaboradores. O endomarketing adota uma abordagem que trata os funcionários como clientes internos, criando um ambiente de trabalho que foca na valorização de cada indivíduo e contribui para que clima organizacional seja mais harmonioso e produtivo, priorizando o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. A gestão de pessoas tem evoluído ao longo dos anos para se concentrar cada vez mais no bem-estar de seus colaboradores, e o endomarketing complementa essa evolução ao alinhar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais. Por meio da aplicação estratégica de práticas como o feedback contínuo, treinamentos regulares de desenvolvimento para os colaboradores e uma comunicação interna otimizada e transparente, o endomarketing se tornou uma ferramenta essencial para a mitigação eficaz de conflitos. Os resultados obtidos revelam que o endomarketing, ao utilizar ferramentas inovadoras, como a gamificação e programas de reconhecimento, não apenas minimiza conflitos interpessoais, mas também contribui de forma significativa para um ambiente de trabalho mais engajado e harmonioso. Essa abordagem estratégica reforça tanto a satisfação quanto o desempenho dos colaboradores, resultando em um aumento na produtividade e no fortalecimento de uma cultura organizacional mais saudável e aprimorada, com impacto direto na qualidade do ambiente de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27665
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2024_2_e-n_aylaashley_endomarketing.pdf304.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.