Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Sandra Regina Pereira-
dc.contributor.authorPESSOA, Ayla Ashley Batista-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Emily-
dc.contributor.authorSILVA, Kimberley Tayane Feitosa Almeida da-
dc.contributor.authorFRANÇA, Nayara Ingrid Alves da Silva-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Victor Hugo Silva-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vinicius Marçal de-
dc.date.accessioned2024-12-23T18:49:41Z-
dc.date.available2024-12-23T18:49:41Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationPESSOA, Ayla Ashley Batista. NASCIMENTO, Emily. SILVA, Kimberley Tayane Feitosa Almeida da. FRANÇA, Nayara Ingrid Alves da Silva. RIBEIRO, Victor Hugo Silva. OLIVEIRA, Vinicius Marçal de. A importância do endomarketing para mitigação dos conflitos interpessoais, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27665-
dc.description.abstractEste estudo examina o papel do endomarketing na mitigação de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, promovendo uma comunicação mais eficaz e a valorização contínua dos colaboradores. O endomarketing adota uma abordagem que trata os funcionários como clientes internos, criando um ambiente de trabalho que foca na valorização de cada indivíduo e contribui para que clima organizacional seja mais harmonioso e produtivo, priorizando o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. A gestão de pessoas tem evoluído ao longo dos anos para se concentrar cada vez mais no bem-estar de seus colaboradores, e o endomarketing complementa essa evolução ao alinhar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais. Por meio da aplicação estratégica de práticas como o feedback contínuo, treinamentos regulares de desenvolvimento para os colaboradores e uma comunicação interna otimizada e transparente, o endomarketing se tornou uma ferramenta essencial para a mitigação eficaz de conflitos. Os resultados obtidos revelam que o endomarketing, ao utilizar ferramentas inovadoras, como a gamificação e programas de reconhecimento, não apenas minimiza conflitos interpessoais, mas também contribui de forma significativa para um ambiente de trabalho mais engajado e harmonioso. Essa abordagem estratégica reforça tanto a satisfação quanto o desempenho dos colaboradores, resultando em um aumento na produtividade e no fortalecimento de uma cultura organizacional mais saudável e aprimorada, com impacto direto na qualidade do ambiente de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectAdministração de conflitospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do endomarketing para mitigação dos conflitos interpessoaispt_BR
dc.title.alternativeThe importance of internal marketing for mitigating interpersonal conflictspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2024_2_e-n_aylaashley_endomarketing.pdf304.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.