Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27467
Título: | Work Based Learning aplicado ao curso de aprendizagem industrial de assistente administrativo da escola Senai "Antônio Ermírio de Moraes" |
Título(s) alternativo(s): | Work Based Learning applied to the industrial apprenticeship course for administrative assistants at the Senai school "Antônio Ermírio de Moraes" |
Autor(es): | GONÇALVES, Maini Barreira |
Orientador(es): | PETEROSSI, Helena Gemignani |
Outro(s) contribuidor(es): | LANGHI, Celi FORMIGONI, Alexandre |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Educação;Ensino profissional e técnico;Ensino profissional e técnico;Ensino e aprendizagem;Ensino e aprendizagem;Métodos de ensino;Métodos de ensino;Prática de ensino;Prática de ensino;Aprendizagem;Aprendizagem |
Data do documento: | 29-Jun-2017 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | GONÇALVES, Maini Barreira. Work based learning aplicado ao curso de aprendizagem industrial de assistente administrativo da escola Senai "Antônio Ermírio de Moraes". 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar a existência de Work Based Learning no curso de Aprendizagem de Assistente Administrativo na Escola SENAI “Antônio Ermírio de Moraes”, realizado no período de novembro de 2009 a dezembro de 2015. Tem-se como problema de pesquisa: a metodologia aplicada no curso de Aprendizagem de Assistente Administrativo se constitui em típica modalidade do Work Based Learning? Trata-se de uma pesquisa com enfoque misto de alcance exploratório e descritivo e abordagem indutiva. Optou-se por trabalhar com o universo compreendido por 142 egressos do Curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo, que se aplicou um questionário online composto por 31 (trinta e uma) questões onde se obteve retorno de 107 respondentes. Buscando-se outros ângulos de análise, foram realizadas entrevistas com roteiros estruturados, com um professor do curso e com o diretor da escola. Foi evidenciado que a metodologia aplicada no curso de Assistente Administrativo constituiu-se em modalidade típica de Work Based Learning. The current paper has the objective of analyze the existence of Work Based Learning in the Administrative Assistant industrial apprenticeship course held at SENAI School “Antônio Emírio de Moraes” during November 2009 to December 2015. The research problem is: does the methodology applied in the apprenticeship course of Administrative Assistant is constituted in a typical form of Work based Learning? It is a research with a mixed focus of exploratory and descriptive scope and inductive approach. It has been decided to work in the universe comprised of 142 graduates from the Administrative Assistant industrial apprenticeship course where an online questionnaire with 31 (thirty one) questions has been applied and 107 graduates have responded. In search of other perspectives of analysis, it has been found interviews using structured scripts with a teacher of the course and with the principal of the school. It has been highlighted that the methodology applied in the course of Administrative Assistant was constituted in typical modality of Work Based Learning. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27467 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_WorkBasedLearningAplicadoaoCursodeAprendizagemIndustrial_MainiBarreiraGoncalves_2017.pdf | 3.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.