Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27466
Title: Análise da evasão dos cursos superiores de tecnologia de faculdades de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: um estudo baseado na medida de efetividade
Other Titles: Analysis of dropout rates from higher technology courses at technology colleges at the Paula Souza State Center for Technological Education: a study based on the effectiveness measure
Authors: CARBONARI, Hiléia Oliveira
Advisor: PETEROSSI, Helena Gemignani
GIORDANO, Carlos Vital
Other contributor: FEITOSA, Marcelo Duduchi
BRETERNITZ, Vivaldo José
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Ensino profissional e técnico;Ensino superior;Tecnologia;Evasão escolar
Issue Date: 5-Jul-2017
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: CARBONARI, Hiléia Oliveira. Análise da evasão nos cursos superiores de tecnologia de faculdades de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: um estudo baseado na medida de efetividade. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2017.
Abstract: O principal objetivo desta pesquisa é analisar a evasão em dezesseis cursos superiores de tecnologia das FATECs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir do cálculo da Medida de Efetividade (Mef), que é um indicador calculado semestralmente por meio da razão entre diplomados e ingressantes. O objetivo desdobra-se em outras questões direcionadas às características dos cursos superiores de tecnologia, às características do aluno e às características da profissão de Tecnólogo que, individualmente, a cada curso, foram analisadas por padronização e correlacionadas com a variável dependente Mef. O recorte temporal dá-se entre o o 2º Semestre de 2010 (ingressantes) e o 2º Semestre de 2015 (concluintes). A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, tendo como referenciais estatísticos: média, desvio padrão, padronização e correlação linear. Os resultados indicam que as principais variáveis que afetam a Medida de Efetividade dos Cursos Superiores de Tecnologia são: a demanda pelo programa, a idade dos alunos e a oferta de emprego no mercado de trabalho local.
The general objective of this research is to analyze the evasion in sixteen higher technology courses of the FATECs of the State Center of Technological Education Paula Souza, from the calculation of the Effectiveness Measure (Mef), which is a semesterly calculated indicator through the ratio between graduates And entrants. The purpose of this study is to analyze the characteristics of higher technology courses, the characteristics of the student and the characteristics of the profession of Technologist, which individually, in each course, were analyzed by standardization and correlated with the dependent variable Mef. The time cut occurs between the 2nd Semester of 2010 (entrants) and the 2nd Semester of 2015 (graduates). The research is descriptive / exploratory, having as statistical references: mean, standard deviation, standardization and linear correlation. The results indicate that the main variables that affect the Effectiveness Measure of the Higher Technology Courses are: the demand for the program, the age of the students and the offer of employment in the local labor market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27466
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_AnalisedaEvasaonosCursosSuperioresdeTecnologia_HileiaOliveiraCarbonari_2017.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.