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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27460
Título: | Gêneros textuais no contexto da educação profissional: diretrizes para o ensino |
Título(s) alternativo(s): | Textual genres in the context of professional education: guidelines for teaching |
Autor(es): | LIMA, Rodrigo da Silva |
Orientador(es): | DELIBO, Juarez Antonio |
Outro(s) contribuidor(es): | LANGHI, Celi FERREIRA, Luiz Antonio |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional e técnico;Prática de ensino;Métodos de ensino;Língua portuguesa;Processamento de texto |
Data do documento: | 29-Mai-2018 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | LIMA, Rodrigo da Silva. Gêneros textuais no contexto da educação profissional: diretrizes para o ensino. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2018. |
Resumo: | Ensinar e aprender são partes de um mesmo processo de construção significativa do educando. Na esfera da educação profissional, sobretudo, nem sempre o professor de Língua Portuguesa possui formação especializada para realçar conteúdos necessários para a realização ampla de seu objetivo maior: bem formar. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a experiência e o conhecimento dos professores que ministram a disciplina Linguagem, Trabalho e Tecnologia (L.T.T.) em cursos técnicos modulares presenciais de nível médio sobre as especificidades prático-teóricas de gêneros ligados à esfera profissional e, a partir das respostas, propor caminhos didático-pedagógicos para a identificação e o ensino de gêneros a partir da teoria apresentada. As categorias de análise de autores como Bakhtin (2011 [1952-53]), Swales (1990, 2004 e 2009), Bazerman (2011b), entre outros, são apresentadas com a intenção tanto de entender melhor o fenômeno quanto explicitar possibilidades de uso como ferramentas de identificação e ensino de gêneros. A pesquisa é de caráter misto, com ênfase qualitativa, exploratória e por conveniência. O questionário possui 21 perguntas e tem como propósito avaliar a experiência e a visão dos informantes sobre o trabalho com os gêneros textuais. Conclui-se que muitos informantes ressaltam os desafios de se trabalhar com gêneros das áreas profissionais. Eles valorizam, por exemplo, as palestras e os materiais de apoio. Buscam, muitas vezes, por conta própria, formas de como identificar e ensinar gêneros, dado que o trabalho interdisciplinar, apesar de julgarem importante, é uma experiência pouco praticada na escola. A maioria dos informantes confirma que a troca de experiências, projetos interdisciplinares, o conhecimento sobre a teoria de gêneros, as próprias visitas técnicas promoveriam mais experiências com a práxis das áreas profissionais e, consequentemente, com os gêneros que lá circulam: experiências essas que proporcionariam segurança ao docente para contextualizar um gênero que precisa ensinar. Esta constatação, portanto, motivou a elaboração do último capítulo: caminhos para a identificação e ensino de gêneros. São cinco os caminhos. Os três primeiros são de Bazerman (2011b), Bhatia (1993) e Askehave e Swales (2009) para aqueles que não possuem familiaridade com o gênero na área profissional. O quarto é a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para trabalhar com uma sequência didática (SD) para o ensino
dos gêneros dentro dos cursos técnicos e, por último, a contribuição de Devitt (2009) em que a autora explica como podem ser combinadas três práticas de ensino para alcançar uma consciência crítica ao redigir um gênero textual/discursivo. Teaching and learning are part of the same process of student's meaningful construction. Especially in the sphere of professional education, the portuguese teacher does not always have specialized training to emphasize contents necessary for the ample accomplishment of his/her greater objective: to train well. In this context, the present study aims to evaluate the experience and knowledge of the teachers that teach the subject Linguagem, Trabalho e Tecnologia (L.T.T.) in the modular middle-level technical courses about the practical and theoretical specificities of the professional education. From the answers, it is proposed didactic- pedagogical paths for the identification and the teaching of genres from the discussed theory. The analysis categories of authors such as Bakhtin (2011 [1952-53]), Swales (1990, 2004 and 2009), Bazerman (2011b) among others are presented with the intention of both a better understanding of the phenomenon and of explicit possibilities of use tools to identify and teach genres. This is a mixed character research, with qualitative, exploratory and convenience emphasis. The questionnaire has 21 questions and aims to assess the experience and insight of informants (teachers) about their working with genres. It is concluded that many informants highlight the challenges of working with professional genres. They value, for example, lectures and supporting materials. They often seek ways to identify and teach genres on their own, since interdisciplinary work, while they think it is important, is more practiced in school. Most of the informants confirm that the exchange of experiences, interdisciplinary projects, knowledge about genre theory, the technical visits for them would promote more experiences with the praxis of the professional areas and, consequently, with genres that circulate there: experiences that would contextualize to the teacher the expertise to choose a specific genre that need to be taught. This observation, therefore, motivated the elaboration of the last chapter: paths for the identification and teaching of genres. There are five paths. The first three ones are from Bazerman (2011b), Bhatia (1993) and Askehave and Swales (2009) for those who are unfamiliar with the genre from the professional area. The fourth is the proposal of Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) to work with a didactic sequence (SD) for teaching genres in the technical courses and, finally, the contribution of Devitt (2009), in which the author explains how three teaching practices can be combined to reach a critical conscience when writing a textual/discursive genre. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27460 |
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