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Title: Educação corporativa: um estudo sobre sua prática nas pequenas empresas do bairro de Campo Limpo, em São Paulo/SP
Other Titles: Corporate education: a study on its practice in small companies in the Campo Limpo neighborhood, in São Paulo/SP
Authors: COELHO, Rafael Souza
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: FRANCO, Francisco Carlos
KANAANE, Roberto
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Educação permanente;Empresas;Pequenas e médias empresas;Aprendizagem organizacional;Ensino profissional e técnico;Competência profissional;Gestão de negócios
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: COELHO, Rafael Souza. Educação corporativa: um estudo sobre sua prática nas pequenas empresas do bairro de Campo Limpo, em São Paulo. 240 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2018.
Abstract: O desenvolvimento da formação profissional é fundamental para a sobrevivência das pequenas empresas, para que elas possam atuar de maneira mais competitiva no mercado globalizado. Por isso, o objetivo do estudo é apresentar um modelo de educação corporativa para as pequenas empresas. Como objetivos específicos, busca-se entender os impactos das transformações da sociedade na formação profissional do trabalhador, ampliar o arcabouço teórico em educação corporativa e avaliar de que maneira os programas de educação corporativa podem contribuir para a potencialização de competências dos gestores e colaboradores das pequenas empresas. A dissertação está estruturada em seis capítulos, e o referencial teórico baseado em quatro eixos: a) sociedade do conhecimento; b) formação profissional; c) educação nas organizações; d) educação corporativa nas pequenas empresas. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa-quantitativa, de natureza exploratória- descritiva, com o objetivo de investigar as práticas de educação corporativa no contexto das pequenas empresas. A amostra foi por conveniência, realizada com gestores de pequenas empresas localizadas no bairro de Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo/SP, cujo procedimento de coleta ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa, aplicou-se um questionário composto de 19 questões abertas e fechadas a 80 empresas participantes por meio de procedimentos eletrônico e presencial, com o objetivo de conhecer o perfil do respondente e analisar a opinião a respeito da importância da formação profissional do colaborador e educação corporativa. Na segunda etapa, com o objetivo de aprofundamento de estudo, realizaram entrevistas a partir da seleção de 10 respondentes da primeira etapa com base em dois critérios preestabelecidos: possuir até 49 colaboradores (comércio/serviços) e até 99 colaboradores (indústria); e no setor selecionado não haver repetição do segmento de atuação. Os resultados da pesquisa de campo indicaram que os entraves para as pequenas empresas implantarem programas de educação corporativa estão associados a questões financeiras, falta de engajamento de equipe, comunicação inadequada em ações educacionais e resistência a mudanças por parte dos colaboradores. Também foi possível identificar demandas importantes como a indisponibilidade de tempo dos gestores para se qualificarem em cursos de maior duração e a falta de um padrão de aprendizagem nas organizações estudadas. Portanto, a partir da discussão dos resultados, foi apresentado um modelo de educação corporativa para as pequenas empresas baseado no ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act), subdividido em nove etapas distintas, com o objetivo de auxiliar os gestores na elaboração de programas de educação corporativa nas pequenas empresas.
The development of vocational training is fundamental for the survival of small companies, so that they can act in a more competitive way in the globalized market. The objective of the study is to present a model of corporate education for small companies. As specific objectives are: to understand the impacts of the changes in society on the professional training of workers, to broaden the theoretical framework in corporate education and to evaluate how corporate education programs can contribute to the empowerment of managers and employees of small companies companies. The dissertation is structured in six chapters, and the theoretical framework based on four axes: a) knowledge society; b) vocational training; c) education in organizations; d) corporate education in small companies. The research methodology was qualitative-quantitative basead an exploratory-descriptive nature with the objective of investigating the practices of corporate education in the context of small companies. The sample was for convenience, carried out with managers of small companies located in the neighborhood of Campo Limpo in the São Paulo city. The collection procedure occurred in two stages. In the first step, a questionnaire composed of 19 open and closed questions was applied to 80 companies through electronic and face-to-face procedures, with the objective of knowing the profile of the respondent and analyzing the opinion about the importance of the professional formation of the collaborator and corporate education. In the second stage, with the objective of deepening the study, they conducted interviews based on the selection of 10 respondents from the first stage based on two pre-established criteria: to have up to 49 employees (trade/services) and up to 99 employees (industry); and in the selected sector there is no repetition of the actuation segment. The results of the field research indicated that the barriers for small companies to implement corporate education programs are associated with financial issues, lack of team engagement, inadequate communication in educational actions and resistance to change by employees. It was also possible to identify important demands such as the unavailability of managers' time to qualify for longer courses and the lack of a learning pattern in the organizations studied. Therefore, from the discussion of the results, a model of corporate education for small companies was presented, based on the PDCA cycle (Plan, Do, Check and Act), subdivided into nine distinct stages, with the objective of assisting managers in the elaboration of programs of corporate education in small companies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27458
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