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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27456
Título: | A contribuição dos grêmios estudantis para o desenvolvimento da liderança no ensino técnico |
Título(s) alternativo(s): | The contribution of student unions to the development of leadership in technical education |
Autor(es): | MORINA, Maria de Fátima |
Orientador(es): | KANAANE, Roberto |
Outro(s) contribuidor(es): | COVIC, Amália Neide LANGHI, Celi |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional e técnico;Administração;Escola pública;Grêmio estudantil;Democracia |
Data do documento: | 26-Mar-2019 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | MORINA, Maria de Fátima. A contribuição dos grêmios estudantis para o desenvolvimento da liderança no ensino técnico. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivos identificar as contribuições do Grêmio Estudantil para o desenvolvimento das competências de liderança pelos alunos eleitos para dirigi-lo; descrever a interface entre os membros integrantes de sua diretoria e as entidades da comunidade escolar, tais como o orientador educacional e o diretor; caracterizar a influência de seus integrantes na gestão escolar. A metodologia qualitativa foi aplicada em sete escolas técnicas públicas da autarquia CEETEPS, por meio de entrevistas estruturadas realizadas presencialmente e análise documental com 75 alunos - 11 como ex-integrantes de Grêmio (2016 e 2017) e 64 como atuais integrantes (2018) -, além de nove egressos (2013 a 2017). Portanto, foram 20 ex-integrantes e 64 que ainda estavam atuando em plena gestão de Grêmio, perfazendo um total de 84 jovens de 14 a 20 anos de idade. Também foram entrevistados seis diretores de escola e sete orientadores educacionais, num total de 13 representantes da gestão escolar, perfazendo um total de 97 pessoas pesquisadas. Entre os muitos resultados obtidos, predomina a percepção de alunos e egressos de que o Grêmio proporciona “muito aprendizado” ou “aprendizado mediano” (91%), evidenciando a eficácia desse processo de educação não formal e as muitas possibilidades para dar efetividade aos Projetos Político-Pedagógicos. Afinal, 90% dos 84 jovens pesquisados afirmaram que algo mudou neles em função disso. Outra conclusão é que se o conceito de democracia explanado em aulas fosse vivenciado pelos jovens na gestão escolar democrática, ter-se-ia no futuro egressos que seriam cidadãos com paradigmas diferentes do senso comum e com vivência suficiente em democracia para contribuir mais efetivamente com a sociedade. Outra conclusão é que o nível de influência dos Grêmios nas decisões do diretor da escola está aquém de suas possibilidades com apenas 48% dos alunos e egressos percebendo os Grêmios como influentes e muito influentes. As pessoas mais influentes no processo de desenvolvimento da Liderança são os pais, os professores do ensino técnico e o orientador educacional. Algumas das competências de Liderança mais desenvolvidas foram o empreendedorismo e a tolerância ao estresse, mas todas foram devidamente mapeadas e ranqueadas, bem como todo o processo de estímulo e crescimento. The present study had as objectives to identify the contributions of the Student Guild for the development of leadership skills by the students elected to direct it; describe the interface between the board members and school community entities, such as the educational counselor and the principal; characterize the influence of its members in school management. The qualitative methodology was applied in seven public technical schools of CEETEPS, through structured interviews conducted in person and documentary analysis with 75 students - 11 as former members of Student Guild (2016 and 2017) and 64 as current members (2018) -, besides nine graduates (2013 to 2017). Therefore, there were 20 former members and 64 who were still working in full management of Grêmio, making a total of 84 young people from 14 to 20 years of age. Six school principals and seven educational counselors were also interviewed, with a total of 13 representatives of school management, making a total of 97 people surveyed. Among the many results obtained, the perception of students and alumni is that Student Guild provides "much learning" or "medium learning" (91%), demonstrating the effectiveness of this process of non-formal education and the many possibilities to make projects effective Political-Pedagogical. After all, 90% of the 84 young people surveyed said that something has changed in them because of this. Another conclusion is that if the concept of democracy explained in classes were experienced by young people in democratic school management, future graduates would be citizens with different paradigms of common sense and with sufficient experience in democracy to contribute more effectively to the society. Another conclusion is that the level of influence of the Student Guild in the decisions of the director of the school falls short of their possibilities with only 48% of the students and alumni perceiving the Student Guild as influential and very influential. The most influential people in the Leadership development process are the parents, the technical education teachers, and the educational counselor. Some of the most developed Leadership skills were entrepreneurship and stress tolerance, but all were properly mapped and ranked, as was the whole process of stimulation and growth. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27456 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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