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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27453
Título: | Comunicação em educação profissional: percepções docentes no ensino técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (eja) |
Título(s) alternativo(s): | Communication in professional education: teaching perceptions in technical education in the form of youth and adult education (eja) |
Autor(es): | SANCHES, Beatriz Galhardo Olivra |
Orientador(es): | RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Outro(s) contribuidor(es): | PETEROSSI, Helena Gemignani ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de PRADOS, Rosália Maria Netto |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional e técnico;Jovens;Adultos;Comunicação;Língua portuguesa;Ensino fundamental;Ensino médio |
Data do documento: | 28-Mar-2019 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | SANCHES, Beatriz Galhardo Oliva. Comunicação em educação profissional: percepções docentes no ensino técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (eja). 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2019. |
Resumo: | A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, de alunos que não tiveram acesso ao ensino médio na idade própria, o presente estudo surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica e o papel dos docentes na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais no Brasil, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Centro Paula Souza. Esta pesquisa tem por objetivo examinar a percepção dos docentes quanto aos desafios profissionais que o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” propõe. Buscou-se fundamentação teórica nos marcos históricos e legais, em documentos institucionais e em teóricos da formação do formador e teorias da comunicação. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso de natureza exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, documental e legislativo, além da exploração de dados e de resultados demonstrados por questionários com alunos e entrevistas. Para tal a experiência de uma Escola Técnica Estadual (Etec) é investigada através de questionários com os alunos e relatos orais de docentes e coordenadores. Os resultados obtidos indicam que os docentes têm consciência dos desafios, mas necessitam suporte para melhor enfrentá-los. Dessa forma, o presente estudo visa não só o levantamento de algumas das características dos docentes que atuam na modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos mas, também, oferecer subsídios para que tais desafios possam ser melhor enfrentados. Vocational Education, more specifically the secondary level integrated to the Youth and Adult Education (EJA), is a field marked by lack of regularity, lacking studies in which many issues arise and become necessary. In this scenario, of students who did not have access to high school at proper age, the present study emerged as a reflection on Vocational and Technological Education and the role of teachers in the training of subjects in view of the legal frameworks in Brazil, in particular initiatives and programs for Integrated Technical Education to the in the modality of Youth and Adult Education (EJA) in the context of the Paula Souza Center. This research aims to examine the teachers' perception of the professional challenges that the curriculum component "Portuguese Language, Literature and Professional Communication" proposes. Theoretical background was sought in the historical and legal frameworks, in institutional documents and in theorists of the teacher education and theories of communication. The research is characterized as an exploratory-descriptive case study, with a qualitative approach, through a bibliographical, documentary and legislative survey, as well as the exploration of data and results demonstrated by questionnaires with students and interviews. To that end, the experience of a State Technical School (Etec) is investigated through questionnaires with students and oral reports of teachers and coordinators. The results indicate that teachers are aware of the challenges but need support to better face them. In this sense, the present study aims not only to examine some traits of the teachers who work with Vocational Education of Young and Adults, but also offer guidance and assistance so that such challenges can be better faced. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27453 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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