Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27452
Título: | O desenvolvimento de habilidades e competências com o método aprendizagem baseada em projetos apoiados pelas tecnologias de informação e comunicação na educação profissional |
Título(s) alternativo(s): | The development of skills and competencies with the project-based learning method supported by information and communication technologies in professional education |
Autor(es): | GAZOTI, Lilian Amatucci |
Orientador(es): | GIORDANO, Carlos Vital |
Outro(s) contribuidor(es): | MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional e técnico;Ensino e aprendizagem;Avaliação da aprendizagem;Métodos ágeis;Tecnologia da informação;Inovação;Projetos |
Data do documento: | Mar-2019 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | GAZOTI, Lilian Amatucci. O desenvolvimento de habilidades e competências com o método de aprendizagem baseada em projetos apoiado pelas tecnologias de informação e comunicação na educação profissional. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2019. |
Resumo: | A presente investigação objetiva verificar se o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos, apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, como componente estimulador, desenvolve habilidades e competências em discentes do ensino profissional e como se dá a condução do método ABP no desenvolvimento das habilidades e competências. A metodologia usada foi o acompanhamento de todas as fases do programa Startup in School aplicado em escolas técnicas profissionais (que adota o método Aprendizagem Baseada em Projetos), patrocinado pelo Google e realizado pela Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza. Observou-se por meio dos resultados obtidos que os discentes atingiram os objetivos propostos com o método Aprendizagem Baseada em Projetos, no que tange ao desenvolvimento de habilidades e competências. Observou-se a obtenção de conhecimentos a partir do envolvimento dos discentes com a proposta de aprendizagem (questão motriz), trabalhando aspectos como a resolução de problemas reais, desenvolvimento da visão sistémica e a investigação de assuntos que permitiram a ampliação de conhecimentos, a partir da abordagem de assuntos significativos e relevantes. As aptidões sociais e emocionais foram desenvolvidas a partir do trabalho em equipe. Os resultados pertinentes a este fator demonstram que os discentes desenvolvem competências e habilidades relacionados a formação de equipes multidisciplinares, no que tange a troca e integração de conhecimentos, envolvendo diversas áreas de atuação em prol de um objetivo único. Em relação aos resultados decorrentes deste processo, ainda há um caminho a percorrer quanto ao nível de compromisso, relevância das tarefas entre os membros do grupo e solução final. Os resultados demonstram que o protagonismo deve ser estimulado e que não se apresentou como fator de maior representatividade no desenvolvimento de habilidades e competências, na ótica do discente. O planejamento é fator indispensável para a obtenção dos objetivos de aprendizagem. The present research aims to verify if the use of the pedagogic practice Project-Based Learning, supported by Information and Communication Technologies, as a stimulating component develops skills and competences in professional teaching students and how to conduct the ABP method in the development of skills and competences. The methodology used was the monitoring of all phases of the Startup in School program applied in professional technical schools (which adopts the project learning method) sponsored by Google and carried out by Ideias de Futuro, in partnership with Paula Souza Center. It was observed through the results obtained that the students reached the goals proposed with the ABP method in the development of skills and competences. It was observed the acquisition of knowledge from the students' involvement with the learning proposal (driving issue), working on aspects such as solving real problems, developing the systemic vision and investigating subjects that allowed the expansion of knowledge, from the approach of significant and relevant subjects. Social and emotional skills were developed from teamwork. The results related to this factor demonstrate that students develop skills and abilities related to the formation of multidisciplinary teams regarding the exchange and integration of knowledge, involving several areas of action for a single purpose. When related to the results of this process, there is still a way to go about the level of commitment, relevance of the tasks between the group members and the final solution. The results demonstrate that the protagonism should be stimulated and that it was not presented as a factor of greater representativeness in the development of abilities and competences from the point of view of the student. Planning is an essential factor in achieving learning goals. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27452 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_ODesenvolvimentodeHabilidadeseCompetenciascomoMetododeAprendizagem_LilianAmatucciGazoti_2019..pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.