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Title: Mobilidade acadêmica discente na educação profissional tecnológica do Centro Paula Souza
Other Titles: Student academic mobility in technological professional education at Centro Paula Souza
Authors: MORAES, Evandro
Advisor: FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
Other contributor: AGUILAR, Luis Enrique
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Ensino profissional e técnico;Intercâmbio educacional internacional;Globalização
Issue Date: 19-Mar-2020
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MORAES, Evandro. Mobilidade acadêmica discente na educação profissional tecnológica do Centro Paula Souza. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2020.
Abstract: O presente trabalho identifica as práticas de mobilidade estudantil que operacionalizam os programas de intercâmbio no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS: quais são seus modos de regulação, tendências, limites e desafios, tendo como cenário o âmbito geopolítico e intercultural. Ao se debruçar de modo peculiar no planejamento estratégico da instituição em foco, observando como as políticas institucionais, o planejamento em si e as diretrizes referentes à internacionalização convergem ao atendimento daquilo que se espera da internacionalização da educação, compreendeu-se como se operacionalizam e se desenvolvem os programas de mobilidade acadêmica discentes oferecidos. O método usado é qualitativo e o tipo de pesquisa é o documental, compreendida como um processo que se utiliza de métodos e técnicas para a apreensão, compressão e análise de documentos dos mais variados tipos e onde o conhecimento é construído a partir da organização e da ordenação dos elementos fornecidos pelas evidências empíricas. Além do levantamento bibliográfico, a pesquisa utilizou também a coleta de material de fontes primárias como ferramenta. A globalização fomenta a interdependência de informações para a produção do conhecimento. Para tanto, a formulação de estratégias e de políticas de internacionalização da educação, entre elas, ações voltadas para o intercâmbio estudantil são elementos primordiais que definirão um processo sustentável de internacionalização da instituição. A estrutura do trabalho compreende de 3 diferentes capítulos, que tratam sobre a mobilidade acadêmica discente na educação profissional tecnológica, a internacionalização da educação frente às exigências da globalização e as políticas e práticas de operacionalização dos programas de mobilidade acadêmica discentes em vigor no CEETEPS.
This study identify the student mobility practices that operationalize exchange programs in the Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS: what are their modes of regulation, trends, limits and challenges against the backdrop of geopolitical and intercultural context. When we look over the strategic planning of the observed institution, observing how the institutional policies, the planning itself and the guidelines for internationalization converge towards a care of what is meant by internationalization of education, aiming to understand how to operationalize and develop the students' academic mobility programs offered. The method used is qualitative and the type of research is documentary, understood as a process that uses methods and techniques for capturing, compression and analysis of documents of different types and where knowledge is constructed from the organization and ordering of information provided by empirical evidence. In addition to the literature review, was used collection of material from primary sources. Globalization fosters the interdependence of information to produce knowledge. Therefore, the formulation of strategies and internationalization of education policies, among them, actions aimed at the student exchange are essential elements that define a sustainable process of internationalization for the institution. The structure of the dissertation comprises three different chapters, which deals with student academic mobility in vocational and technological education, an internationalization of education in the face of globalization skills, policies and practices for the operationalization of student academic mobility programs in force at CEETEPS.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27445
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