Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27437
Title: Saberes e trabalho docente: uso de aplicativo (app) em educação técnica profissional
Other Titles: Knowledge and teaching work: use of application (app) in technical and professional education
Authors: ROMANO, Alessandro Segala
Advisor: PRADOS, Rosália Maria Netto
Other contributor: OLIVEIRA, Carlos Alberto de
LANGHI, Celi
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Tecnologia educacional;Ensino profissional e técnico;aplicativos móveis
Issue Date: 15-Mar-2021
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: ROMANO, Alessandro Segala. Saberes e trabalho docente: uso de aplicativo (app) em educação técnica profissional. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2021.
Abstract: Este trabalho de pesquisa trata de um estudo sobre os saberes e trabalho docente, tecnologias e educação, além de uma discussão sobre o uso de um aplicativo (APP) para smartphone em Educação Técnica Profissional. Justifica-se o interesse neste tema, porque no trabalho docente, neste contexto em que se constituem novas práticas de comunicação, a partir de novas tecnologias digitais, cada vez mais é necessário se repensarem novas práticas de ensino. O presente trabalho tem como objetivo geral discutir a visão docente quanto ao uso pedagógico de um APP para smartphones no contexto da Educação Técnica Profissional, gerando um guia para a sua criação em um componente específico. Como objetivos específicos se propõe contextualizar a Educação Profissional no Brasil, a fim de relacioná-la com a literatura existente acerca de tecnologias, comunicação e aos saberes docentes; levantar publicações no banco de dados da CAPES, com os termos “educação e smartphone”, para verificar a sua frequência nos últimos anos nos artigos acadêmicos dentro de um recorte temporal; contribuir, a partir do levantamento de dados e informações docentes, na comunicação pedagógica por meio de um APP criado para uso em smartphones, no desenvolvimento de um componente curricular de um Curso Técnico de Comunicação Visual. A fundamentação teórica abarca uma pesquisa bibliográfica, a fim de embasar os saberes docentes sobre a Educação, Comunicação e Tecnologias. A metodologia utilizada, com uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória, trata da aplicação de uma pesquisa survey, via Google Forms. Em decorrência da discussão dos resultados emerge como principal apontamento que o uso do APP para smartphones pode ser uma ferramenta de comunicação na prática pedagógica, porém essa interface digital exige atualizações docentes para o seu desenvolvimento.
This research work deals with a study on the knowledge and teaching work, technologies and education, as well as a discussion on the use of an application (APP) for smartphones in Professional Technical Education. The interest in this theme is justified, because in the teaching work, in this context in which new communication practices are constituted, based on new digital technologies, it is increasingly necessary to rethink new teaching practices. The present assignment has as general aim to discuss the teaching view regarding the pedagogical use of an APP for smartphones in the context of Professional Technical Education, generating a guide for its creation in a specific component. The specific objectives are to contextualize Professional Education in Brazil in order to relate it to the existing literature on technologies, communication, and teaching knowledge; to search for publications in the CAPES database with the terms education and smartphone to verify their frequency in recent years in academic articles within a time frame, to contribute, from the survey of teaching data and information, to pedagogical communication through an APP created for use on smartphones in the development of a curricular component of a Visual Communication Technical Course. The theoretical foundation includes a bibliographic research, in order to support the teaching knowledge about Education, Communication and Technologies. The methodology used, with a qualitative and exploratory approach, deals with the application of a survey using Google Forms. As a result of the discussion of the results, it emerges as the main point that the use of the APP for smartphones can be a communication tool in pedagogical practice, but this digital interface requires teacher updates for its development.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27437
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_SabereseTrabalhoDocenteUsodeAplicativo_AlessandroSegalaRomano_2021.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.