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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27434
Título: | Internacionalização na educação profissional: o estudo de cooperação internacional entre o Ceeteps e o Icif |
Título(s) alternativo(s): | Internationalization in vocational education: the study of international cooperation between Ceeteps and Icif |
Autor(es): | COPIANO, Guilherme Antonio Bim |
Orientador(es): | BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Outro(s) contribuidor(es): | CARVALHO, Mariana Aldrigui CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Acordos internacionais;Ensino profissional e técnico;Globalização;Garantia da qualidade;Intercâmbio educacional internacional |
Data do documento: | 15-Abr-2021 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | COPIANO, Guilherme Antonio Bim. Internacionalização na educação profissional: o estudo de cooperação internacional entre o Ceeteps e o Icif. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2021. |
Resumo: | A internacionalização da educação é um termo amplo e pode abranger processos de parceria internacional, programas de mobilidade acadêmica, políticas públicas educacionais e ações institucionalizadas com o objetivo de assegurar uma elevada qualidade de ensino. Durante a pesquisa, percebeu-se que a aproximação dos conceitos de internacionalização e globalização, embora indissociáveis para formulação de estratégias educacionais, apresentam diferenças e, para tanto, é preciso distingui-los a fim de compreender como se relacionam. Grande parte da bibliografia pesquisada disserta sobre a internacionalização da educação centralizada nas instituições de ensino superior, sendo essas, tradicionalmente, as maiores produtoras de conhecimento. Ao se refletir sobre internacionalização da educação, deve-se encarar o fenômeno não apenas como um novo mercado, mas como um processo de integração e interdependência, requerendo um sistema educacional que permita o acesso e o compartilhamento do conhecimento, o respeito pela diversidade cultural e a cooperação nas mais diversas formas: científica, tecnológica e acadêmica. Assim, diante do cenário globalizado, competitivo, tensionado por métricas e organizações internacionais, a educação profissional de nível médio e técnico está diante do desafio de contribuir para o crescimento econômico, a qualificação de qualidade, a geração de empregos e a produtividade da força de trabalho. O presente trabalho procurou demonstrar de que forma funcionam os processos da parceria internacional entre as instituições Ceeteps e Icif. E ainda, mostrou os benefícios e desafios para o desenvolvimento da internacionalização da educação de nível médio e técnico, para o Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer. O objeto central de estudo desta pesquisa foi a análise documental do Acordo de Cooperação Internacional entre o Ceeteps e o Icif, com o intuito de compreender a motivação, os objetivos, as metas, a gestão e a execução das ações e dos processos de implantação da parceria. Destaca-se ainda que, o entendimento da dimensão do acordo de cooperação internacional entre as instituições está alicerçado nas reflexões
construídas através da coleta de dados por meio das narrativas dos atores. A análise dos resultados das narrativas revelou a importância da parceria como uma estratégia para a imagem da instituição e da modernização da educação profissional e tecnológica de nível médio e técnico, e ainda, para a concepção do Centro de Hospitalidade e dos programas de mobilidade acadêmica. No entanto, a pesquisa apresentou lacunas e fragilidades para a sustentabilidade da parceria: a falta de entendimento institucional da internacionalização da educação, a não efetivação de uma gestão independente do Centro de Hospitalidade para que se tornasse um centro de referência na formação e qualificação profissional, uma melhor estruturação das políticas institucionais de internacionalização da educação, e a insuficiente formalização e divulgação dentro da comunidade do Ceeteps. The internationalization of education is a broad term and can encompass international partnership processes, academic mobility programs, educational public policies and institutionalized actions aimed at ensuring a high quality of education. During the research, it was noticed that the approximation of the concepts of internationalization and globalization, although inseparable for the formulation of educational strategies, present differences and, therefore, it is necessary to distinguish them in order to understand how they are related. A large part of the researched bibliography discusses the internationalization of education centered on higher education institutions, which are traditionally the largest producers of knowledge. When reflecting on the internationalization of education, the phenomenon must be seen not only as a new market, but as a process of integration and interdependence, requiring an educational system that allows access and sharing of knowledge, respect for cultural diversity and cooperation in the most diverse forms: scientific, technological and academic. Thus, given the globalized, competitive scenario, strained by international metrics and organizations, high school and technical education is facing the challenge of contributing to economic growth, quality qualification, job generation and the productivity of the workforce. work. The present work tried to demonstrate how the processes of the international partnership between the Ceeteps and Icif institutions work. Furthermore, it showed the benefits and challenges for the development of the internationalization of secondary and technical education, for the Technological Axis of Tourism, Hospitality and Leisure. The main object of study of this research was the documental analysis of the International Cooperation Agreement between Ceeteps and Icif, in order to understand the motivation, objectives, goals, management and execution of actions and implementation processes of the partnership. It is also noteworthy that the understanding of the dimension of the international cooperation agreement between the institutions is based on reflections built through data collection through the actors' narratives. The analysis of the results of the narratives revealed the importance of the partnership as a strategy for the institution's image and for the modernization of professional and technological education at secondary and technical levels, as well as for the conception of the Hospitality Center and academic mobility programs. However, the research showed gaps and weaknesses for the sustainability of the partnership: the lack of institutional understanding of the internationalization of education, the failure to implement an independent management of the Hospitality Center so that it could become a center of reference in professional training and qualification, better structuring of institutional policies for the internationalization of education, and insufficient formalization and dissemination within the Ceeteps community. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27434 |
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