Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27375
Title: O papel do empreendedorismo na economia brasileira
Other Titles: The role of entrepreneurship in the Brazilian economy
Authors: SACRAMENTO, Ana Carollina Oliveira Colpani
Advisor: FREITAS, Marco Aurélio Martins de
DOMENCIANO FILHO, José aparecido
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Empreendedorismo;Tendências
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 060
Citation: SACRAMENTO, Ana Carollina Oliveira Colpani. O papel do empreendedorismo na economia brasileira, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2024.
Abstract: Este artigo apresenta o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, a dedicação, a persistência e a ousadia aparecem como atitudes imprescindíveis neste processo para se alcançar os objetivos pretendidos. O empreendedorismo no Brasil é um assunto muito discutido, todavia se faz necessário conhecer o real sentido dessa nomenclatura, bem como as variáveis do macroambiente. No trabalho é apresentado o conceito de empreendedorismo, bem como feita uma análise do perfil do empreendedor e suas principais características, além de seus pensamentos inovadores. Busca-se expor de forma clara e objetiva a forma como se deu o desenvolvimento da atividade especificamente pelo Brasil, suscitando pontos importantes do pensamento empreendedor e sua relação com a evolução econômica brasileira. Demonstra os caminhos a serem seguidos para a concepção de um empreendimento, e destaca a importância de um detalhado planejamento para a sustentação e rentabilidade deste negócio no mercado. Visa definir parâmetros, conceituar, diferenciar e enaltecer a importância da visão de inovação para a existência do empreendedor, somado aos riscos atrelados à não observação destes conceitos. O objetivo geral do trabalho é estudar a situação atual do empreendedorismo no Brasil e suas tendências.
This article presents entrepreneurship as the creation of something new based on the identification of an opportunity. Dedication, persistence and daring appear to be essential attitudes in this process to achieve the desired goals. Entrepreneurship in Brazil is a much-discussed subject, but it is necessary to know the real meaning of this nomenclature, as well as the variables of the macro-environment. The paper presents the concept of entrepreneurship and analyzes the profile of entrepreneurs and their main characteristics, as well as their innovative thinking. The aim is to clearly and objectively explain how entrepreneurship has developed in Brazil, highlighting important points about entrepreneurial thinking and its relationship with Brazil's economic development. It demonstrates the paths to be followed when conceiving a business venture, and highlights the importance of detailed planning for the sustainability and profitability of this business in the market. It aims to define parameters, conceptualize, differentiate and highlight the importance of the vision of innovation for the existence of the entrepreneur, in addition to the risks associated with not observing these concepts. The general aim of this work is to study the current situation of entrepreneurship in Brazil and its trends.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27375
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.