Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27375
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFREITAS, Marco Aurélio Martins de-
dc.contributor.advisorDOMENCIANO FILHO, José aparecido-
dc.contributor.authorSACRAMENTO, Ana Carollina Oliveira Colpani-
dc.date.accessioned2024-12-17T12:57:37Z-
dc.date.available2024-12-17T12:57:37Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Ana Carollina Oliveira Colpani. O papel do empreendedorismo na economia brasileira, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27375-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, a dedicação, a persistência e a ousadia aparecem como atitudes imprescindíveis neste processo para se alcançar os objetivos pretendidos. O empreendedorismo no Brasil é um assunto muito discutido, todavia se faz necessário conhecer o real sentido dessa nomenclatura, bem como as variáveis do macroambiente. No trabalho é apresentado o conceito de empreendedorismo, bem como feita uma análise do perfil do empreendedor e suas principais características, além de seus pensamentos inovadores. Busca-se expor de forma clara e objetiva a forma como se deu o desenvolvimento da atividade especificamente pelo Brasil, suscitando pontos importantes do pensamento empreendedor e sua relação com a evolução econômica brasileira. Demonstra os caminhos a serem seguidos para a concepção de um empreendimento, e destaca a importância de um detalhado planejamento para a sustentação e rentabilidade deste negócio no mercado. Visa definir parâmetros, conceituar, diferenciar e enaltecer a importância da visão de inovação para a existência do empreendedor, somado aos riscos atrelados à não observação destes conceitos. O objetivo geral do trabalho é estudar a situação atual do empreendedorismo no Brasil e suas tendências.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents entrepreneurship as the creation of something new based on the identification of an opportunity. Dedication, persistence and daring appear to be essential attitudes in this process to achieve the desired goals. Entrepreneurship in Brazil is a much-discussed subject, but it is necessary to know the real meaning of this nomenclature, as well as the variables of the macro-environment. The paper presents the concept of entrepreneurship and analyzes the profile of entrepreneurs and their main characteristics, as well as their innovative thinking. The aim is to clearly and objectively explain how entrepreneurship has developed in Brazil, highlighting important points about entrepreneurial thinking and its relationship with Brazil's economic development. It demonstrates the paths to be followed when conceiving a business venture, and highlights the importance of detailed planning for the sustainability and profitability of this business in the market. It aims to define parameters, conceptualize, differentiate and highlight the importance of the vision of innovation for the existence of the entrepreneur, in addition to the risks associated with not observing these concepts. The general aim of this work is to study the current situation of entrepreneurship in Brazil and its trends.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher060pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTendênciaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO papel do empreendedorismo na economia brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe role of entrepreneurship in the Brazilian economypt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.