Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27145
Title: | Educação corporativa em empresa pública de tecnologia nuclear: alinhamento entre competências essenciais e profissionais |
Other Titles: | Corporate education in a public nuclear technology company: alignment between core and professional competencies |
Authors: | FERREIRA, Daniela Amorim |
Advisor: | LANGHI, Celi |
Other contributor: | MOREIRA, Rogério Bandeira de Melo KANAANE, Roberto |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Empresas públicas;Competência profissional;Ensino profissional e técnico;Liderança;Ensino e aprendizagem;Serviço público;Prestação de serviço;Estratégia organizacional;Cultura organizacional |
Issue Date: | 27-Feb-2023 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | FERREIRA, Daniela Amorim. Educação corporativa em empresa pública de tecnologia nuclear: alinhamento entre competências essenciais e profissionais. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho trata da Educação Corporativa em empresas públicas, com o objetivo de identificar quais competências essenciais da empresa estudada devem ser desenvolvidas, de forma prioritária, no Programa de Desenvolvimento de Lideranças e no Programa de Desenvolvimento de Empregados, a ser aplicado aos profissionais da sede administrativa. O método de pesquisa foi quali-quantitativo e, como procedimento de coleta de dados, foram aplicados questionários, validados em grupos focais, aos empregados e gestores da empresa para identificar as competências que devem ser trabalhadas prioritariamente com cada grupo para proporcionar à empresa maior capacidade de prestar serviços com excelência. O resultado da pesquisa permitiu identificar as quatro competências prioritárias para o programa de educação corporativa do ano de 2023, tanto para os líderes (Ética, integridade e transparência, Comunicação, Desenvolvimento de equipe e Trabalho em equipe) quanto para os demais profissionais (Compromisso com os resultados, Disciplina e organização, Ética, integridade e transparência e Trabalho em equipe). Como produto da dissertação foi elaborado um Mapa Formativo para o Programa de Educação Corporativa da AMAZUL 2023. O projeto de pesquisa da dissertação foi Ensino e Aprendizagem e a linha de pesquisa foi a Formação do Formador. The present work deals with Corporate Education in public companies, with the objective of identifying which essential competences of the studied company should be developed, as a priority, in the Leadership Development Program and in the Employee Development Program, to be applied to professionals in the administrative headquarters. The research method was quali-quantitative and, as a data collection procedure, questionnaires were applied, validated in focus groups, to the company's employees and managers to identify the competences that should be worked with each group as a priority to provide the company with greater capacity to provide services with excellence. The result of the survey made it possible to identify the four priority competencies for the corporate education program for the year 2023, both for leaders (Ethics, Integrity and Transparency, Communication, Team Development and Teamwork) and for other professionals (Commitment to results, Discipline and organization, Ethics, integrity and transparency and Teamwork). As a result of the dissertation, a Formative Map was elaborated for the Corporate Education Program of AMAZUL 2023. The research project of the dissertation was Teaching and Learning and the line of research was the Formation of the Trainer. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27145 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_EducacaoCorporativaemEmpresaPublicadeTecnologiaNuclear_DanielaAmorimFerreira_2023.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.