Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27125
Title: | Planejamento em pequenas empresas do setor de beleza no interior do estado de São Paulo |
Other Titles: | Planning in small companies in the beauty sector in the interior of the state of São Paulo |
Authors: | BORGES, Jhainy Mercela Vergili |
Advisor: | CUOGHI, Kaio Guilherme |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Planejamento estratégico;Administração de microempresas |
Issue Date: | Dec-2022 |
Publisher: | 182 |
Citation: | BORGES, Jhainy Mercela Vergili. Planejamento em pequenas empresas do setor de beleza no interior do estado de São Paulo. Orientador: Kaio Guilherme Cuoghi. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022. |
Abstract: | Essa pesquisa trata da importância do planejamento em empresas do setor de beleza no interior
do estado de São Paulo e justifica-se diante da dificuldade dos empreendedores desse ramo se
manterem no mercado, seja em virtude da alta concorrência, da qualidade de seus produtos e
equipamentos ou da falta de domínio de planejamento do negócio. Na área da beleza, a
concorrência é muito acirrada, sendo fácil de iniciar as atividades, pois o investimento é
relativamente baixo em relação a outros segmentos de serviços e as profissões da área são de
aprendizagem rápida. Primeiramente buscou-se realizar a revisão da literatura de modo a
fornecer os fundamentos teóricos de planejamento, introduzindo ao texto conceitos de plano de
negócio. Em seguida, foi realizada uma breve análise do setor de atuação da empresa em estudo,
apresentando um panorama sobre o segmento de salões de beleza. O estudo abordou uma breve
revisão da literatura sobre as definições do planejamento estratégico e conta com a aplicação de
um questionário para debater questões relacionadas ao planejamento do negócio e diagnóstico
setorial. Os resultados apontam que há uma variabilidade de perfis dos gestores e pouco
desenvolvimento da área de planejamento. This research addresses the importance of planning in companies in the beauty sector in the interior of the state of São Paulo and is justified given the difficulty faced by entrepreneurs in this field remain in the market, whether due to high competition, the quality of their products and equipment or lack of business planning skills. In the area of beauty, competition is very fierce, and it is easy to start activities, as the investment is relatively low in relation to other service segments and the professions in the area are of fast learning. Firstly, we sought to carry out a literature review in order to provide the theoretical foundations of planning, introducing business plan concepts to the text business. Next, a brief analysis of the sector in which the company under study operates was carried out, presenting an overview of the beauty salon segment. The study addressed a brief literature review on the definitions of strategic planning and includes the application of a questionnaire to discuss issues related to business planning and diagnosis sector. The results indicate that there is a variability in manager profiles and little development of the planning area. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27125 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2022_2_jhainy_marcela_cristina_borges_planejamento_em_pequenas_empresas_do_setor_de_beleza_no_interior_do_estado_de_Sao_Paulo.pdf Restricted Access | 673.63 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.