Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCUOGHI, Kaio Guilherme-
dc.contributor.authorBORGES, Jhainy Mercela Vergili-
dc.date.accessioned2024-12-11T17:27:28Z-
dc.date.available2024-12-11T17:27:28Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationBORGES, Jhainy Mercela Vergili. Planejamento em pequenas empresas do setor de beleza no interior do estado de São Paulo. Orientador: Kaio Guilherme Cuoghi. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27125-
dc.description.abstractEssa pesquisa trata da importância do planejamento em empresas do setor de beleza no interior do estado de São Paulo e justifica-se diante da dificuldade dos empreendedores desse ramo se manterem no mercado, seja em virtude da alta concorrência, da qualidade de seus produtos e equipamentos ou da falta de domínio de planejamento do negócio. Na área da beleza, a concorrência é muito acirrada, sendo fácil de iniciar as atividades, pois o investimento é relativamente baixo em relação a outros segmentos de serviços e as profissões da área são de aprendizagem rápida. Primeiramente buscou-se realizar a revisão da literatura de modo a fornecer os fundamentos teóricos de planejamento, introduzindo ao texto conceitos de plano de negócio. Em seguida, foi realizada uma breve análise do setor de atuação da empresa em estudo, apresentando um panorama sobre o segmento de salões de beleza. O estudo abordou uma breve revisão da literatura sobre as definições do planejamento estratégico e conta com a aplicação de um questionário para debater questões relacionadas ao planejamento do negócio e diagnóstico setorial. Os resultados apontam que há uma variabilidade de perfis dos gestores e pouco desenvolvimento da área de planejamento.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the importance of planning in companies in the beauty sector in the interior of the state of São Paulo and is justified given the difficulty faced by entrepreneurs in this field remain in the market, whether due to high competition, the quality of their products and equipment or lack of business planning skills. In the area of ​​beauty, competition is very fierce, and it is easy to start activities, as the investment is relatively low in relation to other service segments and the professions in the area are of fast learning. Firstly, we sought to carry out a literature review in order to provide the theoretical foundations of planning, introducing business plan concepts to the text business. Next, a brief analysis of the sector in which the company under study operates was carried out, presenting an overview of the beauty salon segment. The study addressed a brief literature review on the definitions of strategic planning and includes the application of a questionnaire to discuss issues related to business planning and diagnosis sector. The results indicate that there is a variability in manager profiles and little development of the planning area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministração de microempresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlanejamento em pequenas empresas do setor de beleza no interior do estado de São Paulopt_BR
dc.title.alternativePlanning in small companies in the beauty sector in the interior of the state of São Paulopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.