Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27122
Title: Níveis de ansiedade do corpo docente de instituições de ensino médio, técnico e superior após a pandemia do Covid-19
Other Titles: Anxiety levels among teaching staff at secondary, technical and higher education institutions after the Covid-19 pandemic
Authors: JORGE, Elisangela Emília
VALEDORIO, Raquel Cristina
Advisor: AYUB, Sandra Regina Chalela
type of document: Monografia
Keywords: Covid-19;Ansiedade
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 182
Citation: JORGE, Elisangela Emília; VALEDORIO, Raquel Cristina. Níveis de ansiedade do corpo docente de instituições de ensino médio, técnico e superior após a pandemia do Covid-19. Orientadora: Sandra Regina Chalela Ayub. 2022. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022.
Abstract: Este trabalho de graduação foi desenvolvido com o objetivo de identificar o nível de ansiedade em docentes de nível médio, técnico e superior após a pandemia de Covid-19. A ansiedade é uma reação natural do indivíduo diante de uma situação de perigo em potencial, portanto é uma premonição dos acontecimentos, ou seja, ela se origina do medo. O medo faz com que a pessoa fique em estado de alerta, o que pode prejudicar a qualidade de vida do indivíduo, pois é uma reação desproporcional a realidade. A ansiedade passa a ser patológica quando ultrapassa o limite do normal e passa a ser prejudicial para a vida do indivíduo, e quando não recebe o tratamento adequado a tempo pode desencadear o desenvolvimento de novos transtornos, como a depressão, transtorno bipolar, pânico ou TOC, entre outros, e por essa razão que é essencial o tratamento assim que os primeiros sintomas surgirem. Considerando a importância de abordar o tema, especialmente após o episódio da pandemia de COVID-19, esta pesquisa trouxe como objetivo principal o de identificar o nível de ansiedade nos professores entrevistados, e relacionar os resultados obtidos com os dados sociodemográficos coletados através do questionário. O trabalho tem natureza aplicada e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, pois apresenta dados coletados com pesquisa de campo (questionário) e interpretado, a fim de trazer maior grau de assertividade ao trabalho. Foi aplicado um questionário realizado através da plataforma Google Forms aos os professores, que ficou disponível durante aproximadamente um mês, para que os questionados acessassem o mesmo através de um link, disponibilizado por grupos de WhatsApp, chat no teams e e-mails, onde foi atingido o total de 71 respostas de professores de diferentes instituições e idades. O link continha 10 questões sobre os dados sociodemográficos dos entrevistados e 16 questões que eram referentes ao teste de ansiedade. Após a apuração e análises dos resultados obtidos com os testes, foi concluído que apenas 13% dos entrevistados não possuem nenhum nível de ansiedade e 65% da amostra estudada possui algum nível de ansiedade.
This graduation work was developed with the objective of identifying the level of anxiety in secondary, technical and higher-level teachers after the Covid-19 pandemic. Anxiety is an individual's natural reaction to a situation of potential danger; therefore, it is a premonition of events, that is, it originates from fear. Fear causes the person to be in a state of alert, which can impair the individual's quality of life, as it is a disproportionate reaction to reality. Anxiety becomes pathological when it exceeds the normal limit and becomes harmful to the individual's life, and when it does not receive adequate treatment in time, it can trigger the development of new disorders, such as depression, bipolar disorder, panic or OCD, among others, and for this reason it is essential to treat it as soon as the first symptoms appear. Considering the importance of addressing the topic, especially after the COVID-19 pandemic episode, this research had as its main objective to identify the level of anxiety in the interviewed teachers, and to relate the results obtained with the sociodemographic data collected through the questionnaire. The work has an applied and descriptive nature, with a qualitative and quantitative approach, as it presents data collected through field research (questionnaire) and interpreted, in order to bring a greater degree of assertiveness to the work. A questionnaire carried out through the Google Forms platform was applied to the teachers, which was available for approximately one month, so that the respondents could access it through a link, made available by WhatsApp groups, chat in teams and emails, where it was reaching a total of 71 responses from professors from different institutions and ages. The link contained 10 questions about the sociodemographic data of the interviewees and 16 questions that referred to the anxiety test. After the calculation and analysis of the results obtained with the tests, it was concluded that only 13% of the interviewees do not have any level of anxiety and 65% of the studied sample have some level of anxiety.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27122
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.