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dc.contributor.advisorAYUB, Sandra Regina Chalela-
dc.contributor.authorJORGE, Elisangela Emília-
dc.contributor.authorVALEDORIO, Raquel Cristina-
dc.date.accessioned2024-12-11T16:28:35Z-
dc.date.available2024-12-11T16:28:35Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationJORGE, Elisangela Emília; VALEDORIO, Raquel Cristina. Níveis de ansiedade do corpo docente de instituições de ensino médio, técnico e superior após a pandemia do Covid-19. Orientadora: Sandra Regina Chalela Ayub. 2022. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27122-
dc.description.abstractEste trabalho de graduação foi desenvolvido com o objetivo de identificar o nível de ansiedade em docentes de nível médio, técnico e superior após a pandemia de Covid-19. A ansiedade é uma reação natural do indivíduo diante de uma situação de perigo em potencial, portanto é uma premonição dos acontecimentos, ou seja, ela se origina do medo. O medo faz com que a pessoa fique em estado de alerta, o que pode prejudicar a qualidade de vida do indivíduo, pois é uma reação desproporcional a realidade. A ansiedade passa a ser patológica quando ultrapassa o limite do normal e passa a ser prejudicial para a vida do indivíduo, e quando não recebe o tratamento adequado a tempo pode desencadear o desenvolvimento de novos transtornos, como a depressão, transtorno bipolar, pânico ou TOC, entre outros, e por essa razão que é essencial o tratamento assim que os primeiros sintomas surgirem. Considerando a importância de abordar o tema, especialmente após o episódio da pandemia de COVID-19, esta pesquisa trouxe como objetivo principal o de identificar o nível de ansiedade nos professores entrevistados, e relacionar os resultados obtidos com os dados sociodemográficos coletados através do questionário. O trabalho tem natureza aplicada e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, pois apresenta dados coletados com pesquisa de campo (questionário) e interpretado, a fim de trazer maior grau de assertividade ao trabalho. Foi aplicado um questionário realizado através da plataforma Google Forms aos os professores, que ficou disponível durante aproximadamente um mês, para que os questionados acessassem o mesmo através de um link, disponibilizado por grupos de WhatsApp, chat no teams e e-mails, onde foi atingido o total de 71 respostas de professores de diferentes instituições e idades. O link continha 10 questões sobre os dados sociodemográficos dos entrevistados e 16 questões que eram referentes ao teste de ansiedade. Após a apuração e análises dos resultados obtidos com os testes, foi concluído que apenas 13% dos entrevistados não possuem nenhum nível de ansiedade e 65% da amostra estudada possui algum nível de ansiedade.pt_BR
dc.description.abstractThis graduation work was developed with the objective of identifying the level of anxiety in secondary, technical and higher-level teachers after the Covid-19 pandemic. Anxiety is an individual's natural reaction to a situation of potential danger; therefore, it is a premonition of events, that is, it originates from fear. Fear causes the person to be in a state of alert, which can impair the individual's quality of life, as it is a disproportionate reaction to reality. Anxiety becomes pathological when it exceeds the normal limit and becomes harmful to the individual's life, and when it does not receive adequate treatment in time, it can trigger the development of new disorders, such as depression, bipolar disorder, panic or OCD, among others, and for this reason it is essential to treat it as soon as the first symptoms appear. Considering the importance of addressing the topic, especially after the COVID-19 pandemic episode, this research had as its main objective to identify the level of anxiety in the interviewed teachers, and to relate the results obtained with the sociodemographic data collected through the questionnaire. The work has an applied and descriptive nature, with a qualitative and quantitative approach, as it presents data collected through field research (questionnaire) and interpreted, in order to bring a greater degree of assertiveness to the work. A questionnaire carried out through the Google Forms platform was applied to the teachers, which was available for approximately one month, so that the respondents could access it through a link, made available by WhatsApp groups, chat in teams and emails, where it was reaching a total of 71 responses from professors from different institutions and ages. The link contained 10 questions about the sociodemographic data of the interviewees and 16 questions that referred to the anxiety test. After the calculation and analysis of the results obtained with the tests, it was concluded that only 13% of the interviewees do not have any level of anxiety and 65% of the studied sample have some level of anxiety.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleNíveis de ansiedade do corpo docente de instituições de ensino médio, técnico e superior após a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeAnxiety levels among teaching staff at secondary, technical and higher education institutions after the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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