Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27071
Title: | Compreensão, hábitos de leitura e desempenho escolar de alunos da educação profissional e tecnológica |
Other Titles: | Comprehension, reading habits and academic performance of students in professional and technological education |
Authors: | SILVA, Ewerton José da |
Advisor: | CUNHA, Neide de Brito |
Other contributor: | PINTO, Joana Ribeiro Casanova GIORDANO, Carlos Vital |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Ensino e aprendizagem;Ensino profissional e técnico;Análise de desempenho;Ensino médio |
Issue Date: | 28-Feb-2023 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | SILVA, Ewerton José da. Compreensão, hábitos de leitura e desempenho escolar de alunos da educação profissional e tecnológica. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Ela tem como objetivo investigar a relação entre a compreensão de leitura por meio de um programa de computador especialmente desenvolvido para a criação e aplicação de testes de Cloze, os hábitos de leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino médio regular e do profissional. Para tanto esta pesquisa de campo foi dividida em dois estudos. O Estudo 1 foi o piloto do programa desenvolvido, do qual participaram 69 alunos do ensino médio e técnico de uma instituição pública do estado de São Paula, com a idades entre 14 e 53 anos. Eles responderam um Teste de Cloze informatizado para a validação do programa desenvolvido e com os resultados obtidos foi possível aprimorar o programa que posteriormente foi utilizado no estudo seguinte. Do Estudo 2, participaram 333 estudantes das áreas de linguagens, exatas e biológicas do ensino médio regular e do profissional de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo com idades de 14 a 56 anos, de diferentes turnos de estudos. Eles responderam ao Questionário de Hábitos de Leitura e o Teste de Cloze informatizado, nos laboratórios de informática da instituição de ensino. O desempenho escolar no semestre, foi obtido na secretaria da instituição pesquisada. Os resultados apontaram que existe correlação entre o Teste de Cloze com o Desempenho Escolar e o Gosto e Percepção da Leitura, o que confirma a importância de se desenvolver a leitura no ambiente escolar para o preparo dos alunos da educação profissional. O produto desenvolvido neste trabalho é um programa que permite a aplicação e acompanhamento dos resultados do Teste de Cloze no formato tradicional. This research is part of the Research Line: Training of Trainers, in the Research Project: Teaching and Learning, of the Postgraduate, Extension and Research Unit of Paula Souza State Center for Technological Education. It aims to investigate the relationship between reading comprehension through a computer program specially developed for the creation and application of Cloze tests, reading habits and school performance of regular high school and professional students. To this end, this field research was divided into two studies. Study 1 was the pilot of the program developed, in which 69 high school and technical school students from a public institution in the state of São Paulo participated, with ages ranging from 14 to 53 years old. They answered a computerized Cloze Test to validate the program developed and, with the results obtained, it was possible to improve the program that was later used in the following study. In Study 2, 333 students from the language, exact and biological areas of regular and professional high school in a public institution in the interior of São Paulo state, with ages ranging from 14 to 56 years old, from different study shifts, participated. They answered the Questionnaire of Reading Habits and the computerized Cloze Test, in the computer labs of the educational institution. Their academic performance during the semester was obtained at the secretariat of the institution. The results pointed out that there is a correlation between the Cloze Test with School Performance and the Taste and Perception of Reading, which confirms the importance of developing reading in the school environment to prepare the students for professional education. The product developed in this work is a program that allows the application and monitoring of the results of the Cloze Test in the traditional format. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27071 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_CompreensaoHabitosdeleituraeDesempenhoEscolar_EwertonJosedaSilva_2023.pdf | 3.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.