Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27070
Title: Perfil dos diretores de escolas na educação profissional: um estudo exploratório no serviço nacional de aprendizagem industrial de São Paulo (Senai-SP)
Other Titles: Profile of school principals in vocational education: an exploratory study in the national industrial training service of São Paulo (Senai-SP)
Authors: KITAZAWA, Mario Minoru
Advisor: CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Other contributor: PANTONI, Rodrigo Palucci
GIORDANO, Carlos Vital
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Administração;Ensino profissional e técnico;Competência profissional
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: KITAZAWA, Mario Minoru. Perfil dos diretores de escolas na educação profissional: um estudo exploratório no serviço nacional de aprendizagem industrial de São Paulo (Senai-SP). 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023.
Abstract: Este estudo teve por objetivo identificar o perfil dos diretores de escolas na educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo [SENAI-SP], à luz da matriz de competências apresentada pela Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, prevista no Parecer CNE/CP nº 04/2021. Para isso pretendeu-se mapear a formação inicial e continuada dos diretores que estão exercendo a função no SENAI-SP, como foi seu processo de inserção e as principais atividades exercidas em alinhamento com as atribuições previstas no perfil profissional institucional. Primeiramente, foi desenvolvida como uma pesquisa documental baseada em fontes abertas e, mais especificamente, nos documentos e regulações institucionais do sistema de ensino de educação profissional em estudo. Quanto aos objetivos, trata-se fundamentalmente de uma pesquisa de alcance exploratório e com enfoque qualitativo. Em um segundo momento, os dados foram coletados por meio de uma survey eletrônica respondida por 30 diretores das escolas de educação profissional do SENAI no Departamento Regional de São Paulo, no ano de 2022. Os resultados permitiram identificar que os diretores das escolas do SENAI-SP assumiram seus cargos a partir de um processo seletivo interno misto, não havendo um critério específico de avaliação, sendo avaliados pelo desempenho ao longo da trajetória na instituição, por indicações e sabatinados por uma banca avaliadora. Em sua maior parte, possuem pós-graduação lato sensu e reconhecem a formação continuada como presente ao longo de sua trajetória profissional. Também se notou que a instituição privilegia a dimensão administrativo-financeira como principal campo de atuação dos diretores. O perfil da investigação é derivado de estudos realizados na Linha de Pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] e ao subprojeto ‘Atores da Educação Profissional e Tecnológica’, desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] ‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes em instituições da Educação Profissional e Tecnológica [EPT].
This study aimed to identify the profile of school principals in professional education of the São Paulo National Service for Industrial Learning [SENAI-SP], from the competency matrix presented by the common national base of skills of the school principal, provided for in the opinion CNE/CP nº 04/2021. For this it was intended to map the initial and continued formation of the directors who are performing the function in SENAI-SP, as was their insertion process and the main activities performed in alignment with the attributions provided for in the institutional professional profile. First, it was developed as a documentary research based on open sources and, more specifically, in the institutional documents and regulations of the vocational education teaching system in study. As for the objectives, it is fundamentally of an exploratory and qualitative focus research. In a second moment, the data were collected through an electronic survey answered by 30 principals from vocational education schools in the SENAI São Paulo Regional Department, in 2022. The results allowed us to identify that the principals of SENAI-SP schools assumed their positions from a mixed internal selection process, and there is no specific evaluation criterion, being evaluated by the performance along the trajectory in the institution, by nominations and sabbatinated by an evaluation board. Most of them have lato sensu postgraduate studies and recognize continuing education as a gift throughout their professional career. It was also noted that the institution privileges the administrative-financial dimension as the main field of action of the directors. The profile is derived from studies conducted in the research line 'Policies, Management and Evaluation', in line with the project 'Management, Evaluation and Organization of Vocational Education' of the Graduate Unit, Extension and Research of State Center for Technological Education Paula Souza [CEETEPS] and the subproject 'Players of Vocational and Technological Education', developed with the group registered in the National Council for Scientific and Technological Development [CNPq] Directory' Management, Administration and Culture of Vocational and Technological Education - GEACEP ' which addresses educational, political and gestures present in Technical and Vocational Education and Training [TVET] institutions.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27070
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_PerfildosDiretoresdeEscolasnaEducacaoProfissional_MarioMinoruKitazawa_2023.pdf9.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.