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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27065
Title: | Práticas de gestão escolar na educação profissional técnica de nível médio: uma abordagem à luz da teoria dos stakeholders |
Other Titles: | School management practices in secondary technical vocational education: an approach in light of stakeholder theory |
Authors: | SANTOS, Stenio Pinheiro dos |
Advisor: | MACHADO, Michel Mott |
Other contributor: | TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Escola pública;Administração;Educação;Administração estadual;Ensino médio;Ensino profissional e técnico;Stakeholder |
Issue Date: | 29-Mar-2023 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | SANTOS, Stenio Pinheiro dos. Práticas de gestão escolar na educação profissional técnica de nível médio: uma abordagem à luz da teoria dos stakeholders. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se configuram as práticas de gestão em uma escola técnica paulista, à luz da Teoria dos Stakeholders. A questão que orientou a investigação foi a seguinte: Como se configuram as práticas de gestão de uma escola técnica estadual (no Estado de São Paulo), sob o enfoque dos seus grupos de interesses internos? Para tal, foi realizado um estudo de caso qualitativo, baseado em pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Entende-se que a gestão escolar deve exercer um papel fundamental de mediar e organizar as atividades-meio para o efetivo alcance dos objetivos educacionais. Nesse sentido, se reconhece a relevância de compreender o processo de gestão da escola, uma vez que as unidades escolares são constituídas por grupos de interesses que almejam ter suas expectativas atendidas. Como resultado de pesquisa, para cada categoria de análise (stakeholders; objetivos; valores e filosofias de gestão; condições de trabalho; estrutura organizacional e natureza das relações hierárquicas; organização do trabalho; políticas de gestão de pessoal; sistema de controle e avaliação de resultados) e suas respectivas subcategorias, verificou-se que a prática de gestão da escola em foco, em diversos aspectos analisados, tem procurado manter-se consonante com o modo de gestão participativa baseado no princípio da gestão democrática, além de apresentar uma certa convergência entre o “modo de gestão prescrito” e o “modo de gestão real”. Em termos teóricos, este estudo contribui para ampliar a reflexão e o debate sobre a prática da gestão escolar à luz da Teoria dos Stakeholders, principalmente ao focalizar uma modalidade educativa ainda pouca abordada neste campo, a Educação Profissional e Tecnológica. Em relação à prática de gestão, a pesquisa contribui para uma abordagem de gestão escolar baseada em stakeholders, o que requer mecanismos/práticas de diálogo e engajamento dos grupos de interesses da escola. Este estudo, desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa de Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, dentro da linha de pesquisa de Políticas, Gestão e Avaliação da Unidade de Pós- Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). The current study, aimed to understand how management practices are configured in a technical school in São Paulo, according to the Stakeholder Theory. The question that guided this investigation was: How are the management practices of a state technical school (in the state of São Paulo) arranged, under the focus of its internal interest groups? For the present question, a qualitative case study was carried out, based on descriptive, bibliographical, documental and field research. It is understood that school management must perform a fundamental role in mediating and organizing the supporting activities for the effective achievement of educational goals. In this sense, the importance of understanding the school management process is recognized, since school units are made up of interest groups that aim to have their expectations met. As a result of research, for each category of analysis (stakeholders; objectives; values and management philosophies; working conditions; organizational structure and nature of hierarchical interactions; work organization; personnel management policies; control system and results evaluation ) and their respective subcategories, it was verified that the ongoing management practice of the school, in several aspects analyzed, has sought to remain aligned with the participatory management mode based on the principle of democratic management, in addition to presenting a certain convergence between the “prescribed management mode” and the “actual management mode”. In theoretical terms, the present study contributes to expand the reflection and debate on the school management practice in accordance with the Stakeholder Theory, mainly by focusing on an educational modality that is still little addressed in this field, Professional and Technological Education. Regarding management practice, this research contributes to a stakeholder-based approach to school management, which requires mechanisms/practices for dialogue and engagement of the school's interest groups. Study, developed on Management, Evaluation and Organization of Vocational Education and Training group of study, within the line of research on Policies, Management and Evaluation of Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS). |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27065 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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