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Title: Compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos do ensino médio: comparação entre escolas de modalidades de ensino distintas
Other Titles: Reading comprehension in English as a foreign language of high school students: comparison between schools with different teaching modalities
Authors: BRUM, Kurt Davi Goulart
Advisor: CUNHA, Neide de Brito
Other contributor: FERRAZ, Adriana Satico
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Língua inglesa;Cognição;Ensino e aprendizagem;Ensino médio;Ensino profissional e técnico
Issue Date: 25-Mar-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: BRUM, Kurt Davi Goulart. Compreensão de leitura em inglês como como língua estrangeira de alunos do ensino médio: comparação entre escolas de modalidades de ensino distintas. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2024.
Abstract: Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O inglês é uma língua global e a compreensão de leitura neste idioma é um assunto relevante, visto que esta língua está presente em diversos campos do conhecimento humano como entretenimento, cultura e ciência. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é o de verificar a compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos de duas escolas de ensino médio, de modalidades distintas (técnica e regular). Para alcançar o objetivo principal, foram estabelecidos os seguintes objetivos secundários: averiguar as diferenças entre os escores por escola, curso, ano escolar, tipo de dispositivo empregado e analisar gramaticalmente os acertos no teste. A pesquisa de campo foi dividida em dois estudos. No Estudo 1, piloto, foi utilizada a ferramenta Google Forms e participaram 190 alunos do ensino médio regular e do técnico (101 da ETEC e 89 da Escola Estadual), ambas instituições públicas do Estado de São Paulo, com idades entre 15 e 18 anos, matriculados. Os resultados desse estudo levaram a alterações no teste de Cloze a ser aplicado no Estudo 2, uma vez que o texto escolhido para o piloto apresentou um nível de dificuldade acima do esperado. Do Estudo 2, participaram 225 estudantes (115 na ETEC e 110 na Escola Estadual), com o mesmo tipo de público-alvo do Estudo 1, do turno matutino na ETEC e integral na instituição estadual. Eles responderam ao Teste de Cloze informatizado com dois textos em inglês em programa de computador especialmente desenvolvido para este tipo de teste, o OnlineCloze. Os resultados apontaram uma boa compreensão de leitura em inglês em ambas as escolas e não houve diferença estatisticamente significativa entre os resultados nas variáveis estudadas. Quanto à análise gramatical dos acertos no teste pelos participantes, as preposições estiveram presentes na maior e menor quantidade de acertos. Desse modo, as diferentes modalidades de ensino das escolas não influenciaram na compreensão de leitura em inglês dos participantes. O produto derivado deste trabalho é um material didático composto de diferentes textos em inglês, com a utilização da técnica de Cloze para que os professores possam utilizar os testes, para além do diagnóstico, como uma maneira de intervir na compreensão de leitura de seus alunos.
This research is part of the Research Line: Trainer Training, in the Research Project: Teaching and Learning, of the Postgraduate, Extension and Research Unit of the Paula Souza State Center for Technological Education. English is a global language and reading comprehension in this language is a relevant issue, as this language is present in different fields of human knowledge such as entertainment, culture and science. In this sense, the general objective of this study is to verify the reading comprehension in English as a foreign language of students from two high schools, of different modalities (technical and regular). To achieve the main objective, the following secondary objectives were established: to investigate the differences between scores by school, course, school year, type of device used and grammatically analyze the correct answers in the test. The field research was divided into two studies. In Study 1, pilot, the Google Forms tool was used and 190 students from regular and technical high school participated (101 from ETEC and 89 from Escola Estadual), both public institutions in the State of São Paulo, aged between 15 and 18 years old., enrolled. The results of this study led to changes in the Cloze test to be applied in Study 2, since the text chosen for the pilot presented a higher than expected level of difficulty. In Study 2, 225 students participated (115 at ETEC and 110 at the State School), with the same type of target audience as in Study 1, from the morning shift at ETEC and full time at the state institution. They responded to the computerized Cloze Test with two texts in English using a computer program specially developed for this type of test, OnlineCloze. The results showed good reading comprehension in English in both schools and there was no statistically significant difference between the results in the studied variables. Regarding the grammatical analysis of the correct answers in the test by the participants, prepositions were present in the largest and smallest number of correct answers. Therefore, the different teaching modalities at schools did not influence the participants' English reading comprehension. The product derived from this work is a teaching material composed of different texts in English, using the Cloze technique so that teachers can use tests, in addition to diagnosis, as a way of intervening in their students' reading comprehension.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27056
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