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Title: Formação docente em comunidades de prática: um estudo com professores de educação profissional e tecnológica de uma instituição educacional em São Paulo
Other Titles: Teacher's education in communities of practice: a study with professional and technology teachers of an educational institution in São Paulo
Authors: DOMINGUES, Isabel
Advisor: FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
Other contributor: DELGADO, Darlan Marcelo
GOMES, Luiz Roberto
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Formação continuada de professor;Comunidades;Instituições de ensino
Issue Date: 22-Feb-2017
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: DOMINGUES, Isabel. Formação docente em comunidades de prática: um estudo com professores de educação profissional e tecnológica de uma instituição educacional em São Paulo. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
Abstract: Saber como um docente se torna docente é uma indagação recorrente atualmente, em especial se este é da educação profissional, em função de sua formação em várias áreas do saber e muitas vezes de sua pouca formação pedagógica. Com base em Tardif, Nóvoa e Pimenta, que relacionam entre outros fatores, o poder da socialização na formação docente e Lave e Wenger que apresentam as comunidades de prática como fonte de engajamento e compartilhamento, fomentando a aprendizagem, este trabalho tem como objetivo evidenciar se os docentes da educação profissional de uma das unidades educacionais da capital do estado de São Paulo de uma instituição de ensino profissional com mais de 70 anos no Brasil, integrante do sistema S, participam de comunidades de prática formais ou informais, em especial, dentro da instituição que atuam e de que forma as mesmas contribuíram ou contribuem para sua formação como docente. O trabalho foi realizado partindo-se de uma abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada e exploratória, para amparar as discussões e análises que dariam resposta à questão de pesquisa. Os resultados mostraram que a informalidade do compartilhamento que é feito a todo momento, de forma espontânea e livre, sem nem mesmo a instituição ter controle ou consciência, é fonte de atualização e formação em trabalho (formação contínua) deste docente. Outrossim traz à tona a perspectiva da própria instituição se apoderar desses conhecimentos. Mas para isso ser feito, deve-se entender a essência das comunidades de prática e incentivá-las. Percebe-se também a necessidade de aprofundamento em determinados assuntos relativos à prática profissional dos docentes. Sua supervisão deve ser participativa e realizada por todos. Essa relação com o “outro” é reconhecida como fonte de saber.
Knowing how a teacher becomes a teacher is a recurrent question nowadays, mainly if this teacher is from professional education, due their training in many knowledge areas and oftentimes their little pedagogic education. Based in Tardif, Nóvoa and Pimenta, who relate, between other variables, the power of socialization in teacher's education, and Lave and Wenger who present the Communities of Practice as source of engagement and share, encouraging the learning, this paper aims to highlight rather the teachers of professional education from one branch located in São Paulo of a professional educational institution with over 70 years in Brazil - member of the "System S" - takes part in Communities of Practice, formally or informally, in particular, inside the very institution they work, and how these communities contributed or contribute to their education as teachers. This paper was based in a qualitative methodological approach of an applied and exploratory nature, in order to support discussions and analyzes of which can provide an answer to this research main question. The results have shown that the informality of sharing freely and spontaneously, which happens all the time, out of the institution's control and acknowledgment is source of updating and education (continuous education) of this teacher. Furthermore it brings up the institution’s perspective of seize this knowledge. Nevertheless, in order to achieve that, we must understand the nature of those Communities of Practice and encourage them. It is also understood the necessity of delving deeper into certain relevant subjects of the professional practice. Its supervision must be participatory and done by all members. This relation with the "other" is recognized as source of knowledge.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27055
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