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Título: O docente e os fatores para a escolha da escola de atuação: um estudo em unidades de ensino da Diretoria Regional Sul I da cidade de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The teacher and the factors for choosing the school to work: a study in schools from Diretoria Regional Sul I in the city of São Paulo
Autor(es): RUFINO, Islanne Ariel Marinho Ferreira
Orientador(es): GIORDANO, Carlos Vital
Outro(s) contribuidor(es): TREFF, Marcelo Antonio
AZEVEDO, Marília Macorin de
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Escolha profissional;Ambiente escolar;Instituições de ensino
Data do documento: 30-Mar-2017
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: RUFINO, Islanne Ariel Marinho Ferreira. O docente e os fatores para a escolha da escola de atuação: um estudo em unidades de ensino da Diretoria Regional Sul I da cidade de São Paulo. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os principais fatores que levam o docente a escolher exercer a sua atividade profissional em determinada unidade escolar, descrever o perfil dos professores, sua formação, as notas da avaliação do Idesp obtidas pelas escolas em 2015 e identificar se existem outros fatores relevantes ao ser elegida a escola de atuação, em diferentes graus de importância, considerando-se distintos grupos, como: gênero, idade e o Idesp da escola. A metodologia usada foi pesquisa exploratória e descritiva, representadas por estudo quantitativo e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e emprego de questionário aplicado aos docentes atuantes nas escolas selecionadas. Constatou-se por meio da tabulação e das análises dos dados que a maioria dos docentes é do gênero feminino e atuam na rede em média há 12,5 anos. Possuem licenciatura, concluída em média há 15,3 anos e cursaram, pelo menos, uma especialização. Os docentes pesquisados escolhem as escolas para exercício de suas funções profissionais baseados, sobretudo, em motivo estrutural, pautados pela disponibilidade das aulas oferecidas, e menos por fatores aqui definidos como financeiro, qualidade ou conveniência.
The research aims to analyze the main factors that lead the teacher to choose working for a particular public school unit. It also aims to describe the teachers’ profile, their education, the grades obtained from Idesp in each school in 2015, as well as to explore whether or not teachers have other relevant reasons to choose the school they will work for, in different degrees of importance, considering different groups, such as: gender, age and the evaluation from Idesp. The methodology used was exploratory and descriptive research, represented by a quantitative and qualitative study, using bibliographical research and also a questionnaire applied in teachers from selected different schools. Through the results and analysis of the data it has been noticed that the majority of the teachers are female. They have been teaching at the public school for around 12,5 years, they have completed their under graduation course for about 15.3 years and they have attended to at least one specialization course. The teachers who answered the research choose the schools to work based mainly due to a structural reason, the availability of the classes that are offered and less due to factors defined herein as financial, quality of the school or convenience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27052
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