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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27051
Title: | Burocracia: a concepção gestora nas faculdades de tecnologia do estado de São Paulo |
Other Titles: | Bureaucracy: the management conception at the faculties of technology of the state of São Paulo |
Authors: | TRAMONTE, Angela Teresa Freneda da Silva |
Advisor: | KANAANE, Roberto |
Other contributor: | KUAZAQUI, Edmir ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino profissional e técnico;Burocracia;Instituições de ensino |
Issue Date: | 20-Apr-2017 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | TRAMONTE, Angela Teresa Freneda da Silva. Burocracia: a concepção gestora nas faculdades de tecnologia do estado de São Paulo. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017. |
Abstract: | A presente dissertação tem por objetivo identificar a concepção dos gestores com relação a burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. O estudo se propôs a analisar a gestão sob o prisma dos processos de burocracia e burocratização, e caracterizar o processo de formação profissional dos gestores e seus impactos na gestão. A pesquisa justifica-se, pois, as dificuldades encontradas pelos gestores na administração da burocracia, exigem formalidade, impessoalidade e profissionalismo, nas ações e no encaminhamento dos processos educacionais, visando previsibilidade no comportamento das pessoas, resultando em maior controle e maior eficiência. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, esta pesquisa foi um estudo de caso, caracterizado pelas suas evidências, pois as Faculdades e Tecnologia são todas do Centro Paula Souza, oferecem ensino superior e localizam-se no Estado de São Paulo. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com o propósito de observar, descrever e explorar analiticamente o tema proposto, empregando métodos quantitativos e qualitativos, através de um questionário semiestruturado tipo Survey, Os sujeitos da pesquisa foram os gestores das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, totalizando 66 Faculdades de Tecnologia pesquisadas. Os principais resultados deste Estudo foi que a Instituição Superior aparece como uma instituição burocrática em seu funcionamento, que acaba gerando impactos não previstos nos sujeitos nela envolvidos. O objetivo geral desta dissertação em identificar a concepção dos gestores com relação à burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas da Instituição de Ensino Superior foi atendido, em função do levantamento efetuado que caracterizou a visão gestora com relação a burocracia. Do exposto, têm-se que o processo burocrático ao mesmo tempo que controla, permite inovações; que limita, permite construções diferentes; que apodera, gera instabilidade, possibilitando novas configurações profissionais. Os gestores respondentes enfatizam os processos burocráticos e burocratizados que precisam enfrentar na gestão, focalizando a necessidade de atualização da burocracia praticada nos modelos weberianos, para atender aos modelos pós burocráticos destacados pelas concepções propostas a partir da “Modernidade Líquida” de Bauman (2001). As questões levantadas nesta pesquisa nos convidam a renovar a forma como observamos a nossa vida e precisamos refazer o sentido de muitos conceitos e crenças pré-estabelecidas, como a burocracia, conferindo às investigações científicas outras possibilidades de pesquisa e aprofundamento. The purpose of this dissertation is to identify the managers' conception regarding the bureaucracy present in the administrative and pedagogical practices of the Technology Colleges of the State of São Paulo. The study aims to analyze management from the perspective of bureaucratic processes and bureaucratization, and to characterize the process of professional training of managers and their impacts on management. The justification of the research is based on the difficulties found by managers in the administration of bureaucracy that demand formality, impersonality and professionalism, in actions and in the direction of educational processes, aiming at predictability in the behavior of people, resulting in greater control and greater efficiency; From the point of view of technical procedures, this research was a case study, characterized by its evidences, because the Technology Colleges are all from the Paula Souza Center, which offer higher education and are located in the State of São Paulo. The methodology used has a descriptive character, with the purpose of analytically observe, describe and explore the proposed theme, using quantitative and qualitative methods, through a semi-structured survey questionnaire. The subjects of the research were the managers of the Technology Colleges, Totaling 66 managers researched. The main results of this study were that the Higher Institution appears as a bureaucratic institution in its own operation, which ends up generating unintended impacts on the individuals involved in it. The main objective, of identifying the managers' conceptions about the bureaucracy present in the administrative and pedagogical practices of the Higher Education Institution, was achieved due to the survey that characterized their managerial view regarding bureaucracy. The conclusion is that the bureaucratic process simultaneously controls, allows innovations; creates boundaries, allows different constructions; seizes and generates instability, which enables new professional configurations. The subjects of the study highlighted the bureaucratic processes that they have to face in management, focusing on the need of updating the bureaucracy practices, presented by Weberian models, in order to meet post- bureaucratic models highlighted by the conceptions proposed from Bauman's "Liquid Modernity" (2001). The questions raised in this research invite us to renew the way we look at our lives and we need to re-make sense of many pre-established concepts and beliefs, such as bureaucracy, giving scientific research further possibilities for research and further study. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27051 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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