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Título: Projeto educacional das classes descentralizadas no atendimento à formação de demandas específicas: um estudo sobre a experiência do Centro Paula Souza
Título(s) alternativo(s): Decentralized classes educational project on fulfilling the emergence of specific needs: a study on the Centro Paula Souza experience
Autor(es): ARCANJO, Cláudio Roberto de Oliveira
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): VARANI, Adriana
ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Políticas públicas
Data do documento: 18-Mai-2017
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: ARCANJO, Cláudio Roberto de Oliveira. Projeto Educacional das classes descentralizadas no atendimento à formação de demandas específicas: um estudo sobre a experiência do Centro Paula Souza. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
Resumo: A educação profissional e tecnológica é um importante instrumento para o desenvolvimento do país e de interesse das empresas públicas, privadas e organizações não governamentais. Nesse contexto, as políticas públicas tornam-se indispensáveis através de projetos educacionais para atendimento de demandas que são solicitadas pelo mundo do trabalho. O presente estudo tem por objetivo compreender o contexto histórico dessas políticas públicas, da implantação e continuidade de programas para formação de mão de obra qualificada e de como as mesmas vêm atendendo as necessidades do mundo do trabalho na formação de demandas específicas. Diante desse cenário, optou-se como objeto de pesquisa o projeto educacional das classes descentralizadas. Como foi a concepção e implementação do programa dessas classes descentralizadas na educação profissional pública, é a questão norteadora da pesquisa. Sobre a metodologia da pesquisa, foi desenvolvido levantamento bibliográfico relativo às políticas públicas para educação profissional, além de pesquisa documental sobre as classes descentralizadas no contexto amplo do Centro Paula Souza (CPS). Foi realizada pesquisa de campo com os gestores da classe descentralizada da ETEC Prof. Horácio Augusto da Silveira na Extensão EE Profa. Carmosina Monteiro Vianna, esta pesquisa empírica buscou avaliar a percepção da gestão, o papel central do corpo docente e alunos da classe descentralizada, a fragilidade do programa, bem como analisar o papel que eles exercem na manutenção desses programas a as experiências vividas por cada um desses atores com relação às expectativas individuais e também pelos desafios impostos na continuidade do programa. As entrevistas, como instrumento de pesquisa qualitativa, buscam apresentar a ideia central deste projeto mostrando as especificidades dessas políticas públicas, os problemas e desafios enfrentados pelos gestores que fazem parte do projeto educacional das classes descentralizadas. Ainda se considera a relevância de registrar as narrativas docentes dessa experiência que nos leve a uma reflexão aprofundada, e também contribua para melhoria e continuidade desses programas.
Professional and technological education is an important instrument for the development of the country and the interest of public and private companies and non-governmental organizations. In this context, labor market requested educational problems make public policies essential. This study has as an objective the in-depth analysis and the understanding of the historical background of said public policies, of execution and continuity of workforce qualification programs, and how they meet labor market’s specificities. Against this background, the educational project of decentralized classes was chosen as object of research. How the conception and implementation of decentralized classes in the context of public professional education took place are the guiding elements of this research. On the research method, a bibliographic survey on professional education public policies was made, in addition to a documental research on decentralized classes on the wider context of Center Paula Souza. A case study on decentralized classes from ETEC Prof. Horácio Augusto da Silveira in EE Profa. Carmosina Monteiro Vianna was made. This empirical investigation has sought to evaluate decentralized classes managers’ perception, teachers and students’ central roles and the program’s weaknesses, as well as analyzing the role they perform in the maintenance of these courses and the experiences lived by each one of these agents in regards to individual expectations and also proposed challenges in the continuity of the program. The interviews as a research method aim to present the main ideal of the project showing these public policies’ particularities, the problems and challenges faced by the managing whom take part in the educational project that is the decentralized classes. It is yet to be considered the relevance of registering the faculty’s narrative of this experience which are supposed to lead us towards an in-depth analysis and also contribute to the improvemente and the maintenance of these programs.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27050
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