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Title: Políticas de educação profissional a distância no IFSP: uma análise do profuncionário a partir da Teoria do Agir Comunicativo
Other Titles: Policies of professional distance education in the IFSP: an analysis of the profuncionário from the Theory of Communicative Action
Authors: QUEIROZ, Soraya Menezes de
Advisor: DELGADO, Darlan Marcelo
Other contributor: GOMES, Luiz Roberto
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Educação à distância
Issue Date: 22-Mar-2018
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: QUEIROZ, Soraya Menezes de. Políticas de educação profissional a distância no IFSP: uma análise do profuncionário a partir da Teoria do Agir Comunicativo. 221 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo identificar que tipo de racionalidade (instrumental ou emancipatória) prevalece nas políticas e nas concepções pedagógicas de Educação a Distância do IFSP. O foco desta pesquisa são os cursos técnicos a distância ofertados no IFSP pelo Profuncionário, programa voltado à formação técnica em nível médio de servidores da Rede Pública de Educação Básica. Este trabalho busca contribuir com a reflexão sobre as políticas públicas para a educação profissional a distância, sobretudo aquelas voltadas à formação dos servidores da Rede Pública de Educação Básica e para o estabelecimento de uma agenda de pesquisa em relação à educação profissional a distância, acompanhando e avaliando não somente o aprimoramento das técnicas e metodologias de ensino utilizadas, mas também o desenvolvimento e consolidação das políticas públicas no âmbito da educação profissional a distância e seus desdobramentos. A pesquisa, de enfoque qualitativo, surgiu do interesse desta pesquisadora enquanto servidora no IFSP, tendo acompanhado a implementação dos primeiros cursos a distância na instituição e os desafios apresentados por essa modalidade de ensino na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e compreende uma revisão bibliográfica sobre a base da fundamentação teórico-epistemológica – a Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas –, e da área temática de escopo e interesse de pesquisa – as políticas para educação profissional a distância. A análise empírica, articulada com o referencial teórico, compreendeu tanto uma análise documental das políticas educacionais do IFSP e do Programa Profuncionário, quanto a análise dos dados obtidos em entrevistas focalizadas com os gestores de EaD do IFSP e em questionário on-line aplicado aos tutores a distância e formadores. Concluiu-se que, embora exista nas diretrizes do IFSP e do Profuncionário uma política em prol de uma educação integradora que visa à formação de um indivíduo autônomo e consciente, de um cidadão participativo e engajado na consolidação de uma sociedade democrática, ainda há dificuldades em se utilizar as tecnologias e suas inúmeras possibilidades didáticas de interação no intuito de se promover uma aprendizagem mais dialógica e voltada à reflexão crítica. A EaD com foco na interação e na construção crítica de conhecimentos estabelece-se como um caminho possível para uma educação emancipatória, na perspectiva da racionalidade comunicativa, porém há muito ainda a ser desenvolvido para que seja estabelecido de forma satisfatória uma nova práxis educativa por meio de processos dialógicos, visando a uma formação plena que englobe não apenas o desenvolvimento de competências e habilidades, mas também valores humanos, com vistas ao exercício da cidadania e à participação consciente e ativa em sociedade, buscando superar a visão tecnicista de aquisição de conhecimentos pautada pela relação meio-fim.
The present research aimed to identify what kind of rationality (instrumental or emancipatory) prevails in the policies and pedagogical conceptions of Distance Education of the IFSP. The focus of this research is the distance technical courses offered in the IFSP by Profuncionário, a program oriented toward middle level technical education of workers of the Public Basic Education Network. This work seeks to contribute to the reflection on public policies for professional distance education, especially those focused on the education of workers of the Public Basic Education Network, and to establish a research agenda in relation to distance professional education, following up and evaluating not only the improvement of the teaching techniques and methodologies used, but also the development and consolidation of public policies in the scope of distance professional education and its unfolding. The research, with a qualitative approach, emerged from the interest of this researcher while working in the IFSP, having followed the implementation of the first distance courses in the institution and the challenges presented by this education modality in Professional, Scientific and Technological Education, and includes a bibliographical review on the basis of the theoretical- epistemological foundation - Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action -, and the thematic area of scope and interest of the research - policies for professional distance education. The empirical analysis, articulated with the theoretical reference, included both a documentary analysis of the educational policies of the IFSP and the Profuncionário program, as well as the analysis of the data obtained in focused interviews with the Distance Education managers from IFSP and an online questionnaire applied to the tutors and teachers. It was concluded that, although there is a policy in favor of integrative education aimed at the formation of an autonomous and conscious individual, a participatory citizen engaged in the consolidation of a democratic society, there are still difficulties in using the technologies and their numerous didactic possibilities of interaction in order to promote a more dialogic learning focused on critical reflection. The conception of distance education with a focus on the interaction and critical construction of knowledge is established as a possible way for an emancipatory education, from the perspective of communicative rationality, but there is still 9 much to be done in order to establish satisfactorily a new educational praxis through dialogic processes, aiming at a full education that encompasses not only the development of skills and abilities, but also human values, aiming to the citizenship exercise and active and conscious participation in society, seeking to overcome the technicist vision of acquiring knowledge based on means-purposes relation.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27049
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