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Título: A formação do docente da educação profissional e tecnológica no instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2008-2015)
Título(s) alternativo(s): A Formation of the professional and technological education teacher at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (2008-2015)
Autor(es): BOSCHINI, Fernanda Ferreira
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): FREIRE, Emerson
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Trabalho;Educação
Data do documento: 24-Abr-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: BOSCHINI, Fernanda Ferreira. A Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2008-2015). 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Resumo: Esta pesquisa foi concebida a partir da experiência da pesquisadora como servidora técnico- administrativa da educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo (IFSP-SPO), surgido em 2008 no processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Tendo essa expansão se dado em meio a mudanças significativas no mundo do trabalho e nas exigências para nele se inserir, como compreender e problematizaras relações entre educação e trabalho na formação dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)? O presente estudo procura identificar e analisar a formação destes docentes no IFSP, entre os anos de 2008 e 2015, período em que ocorreu o auge da grande expansão na EPT. E é neste recorte institucional e também temporal que esta pesquisa se insere, considerando as discussões sobre flexibilização do trabalho, precarização e formação docente. O método escolhido é o qualitativo, via revisão bibliográfica e análise de documentos institucionais do IFSP. Na parte empírica da pesquisa, aprofundam-se os estudos a partir de entrevistas de história oral com docentes concluintes do curso superior de Formação Pedagógica para a Educação Profissional de Nível Médio, realizado entre 2009 e 2013, no IFSP-SPO. Optou-se por escolher docentes efetivos do quadro estadual do IFSP, de diferentes campi da instituição, atuantes dentro do recorte temporal desta pesquisa. O relato dos professores colaboradores mostra de que forma o curso realizado contribuiu com uma formação específica para a EPT, ao auxiliar na compreensão do papel docente no IFSP, em uma articulação com os conceitos teóricos apresentados e com uma análise crítica das relações entre educação e trabalho na contemporaneidade. Espera-se, com este estudo, contribuir com as pesquisas referentes à formação docente para a EPT no Brasil e também, especificamente, no estado de São Paulo.
This research was conceived from the researcher’s experience as an education technical- administrative server at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo – São Paulo Campus (IFSP-SPO), emerged in 2008 among the expansion process of the Federal’s Professional, Scientific and Technological Education Network (RFEPCT – in Portuguese). Having this expansion happened amidst significant changes in the work world and in the requirements for the entrance to it, how to comprehend and question the relations between education and work of Professional and Technological Education (EPT – in Portuguese) teachers’ formation? The present study intends to identify and analyze the formation of these teachers at IFSP, between the years of 2008 and 2015, period in which the peak of the EPT great expansion happened. And it is in this institutional and temporal clipping that this research is inserted, considering the discussions about flexibilization of work, the precariousness and teacher’s formation. The chosen methodology is qualitative, through bibliographical review and analysis of institutional documents from IFSP. For the empirical research, the studies are deepened through oral history interviews with graduating teachers of the superior education course in Pedagogical Formation for the Professional Education in High School that happened between 2009 and 2013, at IFSP-SPO. The choice was for the effective teachers from the state’s board of IFSP, from different campi of the institution, acting within the temporal clipping of this research. The stories of the contributing teachers show in which way the course has contributed for specific formation in the EPT, by assisting in the comprehension of the role of the teacher at IFSP, in an articulation between theoretical concepts presented and critical analysis of the relations between education and work nowadays. It’s hoped that this study contributes with research referring to teachers’ formation for EPT in Brazil and, specifically in the state of São Paulo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27045
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