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Título: As habilidades profissionais essenciais do discente e o mercado de trabalho: a opinião do docente atuante na educação profissional
Título(s) alternativo(s): The student's essential professional skills and the job market: the opinion of the teacher working in professional education
Autor(es): MASSARETO, Humberto Emílio
Orientador(es): GIORDANO, Carlos Vital
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Luiz Antonio
KANAANE, Roberto
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Mercado de trabalho;Empregabilidade;Ensino profissional e técnico;Competência profissional
Data do documento: 22-Mai-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: MASSARETO, Humberto Emílio. Habilidades profissionais essenciais do discente e mercado de trabalho: a opinião do docente atuante na Educação Profissional. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Resumo: O presente trabalho objetiva apurar as opiniões dos docentes sobre as habilidades profissionais essenciais dos discentes no tempo atual e futuro, por meio da comparação dos níveis de opinião dos docentes de suas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas; o contraste dos níveis de opinião dos docentes de duas diferentes unidades da Fatec, Jundiaí e Zona Sul, São Paulo; e a verificação sobre se a atuação profissional do docente, além da docência na área da disciplina que ministra, reflete diferentes níveis de opinião quando comparados com o docente que não atua profissionalmente na área da disciplina ministrada. A metodologia adotada abrange revisão bibliográfica, fundamentação teórica e entrevista baseada em questionário respondido por docentes de Fatecs selecionadas de modo intencionado. A tabulação das respostas obedeceu a critérios baseados nas dimensões cursos e área do conhecimento. Considerando-se as duas seguintes hipóteses: a) existem divergências de opiniões entre os docentes das duas áreas de conhecimento, no tocante a situação atual e futura; e b) na opinião dos docentes há diferenças entre os níveis de habilidades atuais e de importância para o mercado de trabalho. Constatou-se que as hipóteses lançadas se confirmam.
The present study aims at assessing teachers' opinions about the essential professional skills of students in the present and future time, by comparing teachers' levels of opinion in two different areas os knowledge: exact and human; the contrast of the opinion in two different areas of knowledge: exact and human; the contrast of the opinion levels of the teachers of two different units of Fatec, Jundiaí ans Zona Sul, São Paulo; and the verification of whether the professional performance os the teacher, besides the teaching in the area of the discipline that he/she give classes, reflects different levels of opinion when compared with the teacher who does not act professionally in the area of the discipline taught. The methodology adopted includes bibliographic review, theoretical basis and interview based on a questionnaire answered by Fatecs' selected teachers intentionally. The tabulation of the answers obeyed criteria based on the courses dimensions and area of knowledge. The following two hypotheses are considered: a) there are divergences of opinions between teachers of the two areas of knowledge, regarding the current and future situation; and b) in the opinion of the teachers there are differences between the current skill levels and importance for the labor market. It was found that the hypotheses made were confirmed.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26999
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