Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26997
Title: Estudo sobre a formação docente na educação profissional e tecnológica a partir de narrativas de professores das escolas técnicas do Centro Paula Souza
Other Titles: Study on teacher education in professional and technological education based on narratives by teachers from the technical schools of the Paula Souza Center
Authors: RIBEIRO-MORAES, Thayssa Martins
Advisor: BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Other contributor: AGUILAR, Luís Enrique
FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;História
Issue Date: 28-Mar-2017
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: RIBEIRO-MORAIS, Thayssa Martins. Estudo sobre a formação docente na educação profissional e tecnológica a partir de narrativas de professores das escolas técnicas do Centro Paula Souza. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
Abstract: A atuação docente se vê na necessidade de acompanhar as mudanças da sociedade e enfatizar o sentido sociocultural dos conhecimentos, o que é um desafio para a formação de professores. O objetivo geral deste estudo foi compreender o processo de formação e a prática docente – o modo como é produzida a forma de fazer e ser do ofício - de professores tecnólogos que atuam no ensino técnico. Especificamente, o enfoque da pesquisa está na atuação dos tecnólogos que ministram aulas em duas escolas técnicas estaduais paulistas, nas quais atuava a autora. Nesse estudo foram analisadas as narrativas de um grupo de professores tecnólogos a partir de entrevista oral. Na literatura, estudiosos apontam a narrativa como a estrutura de uma história. Em educação, a narrativa assume um significado mais abrangente, que objetiva desvelar as ações realizadas pelos atores durante os momentos em que ocorrem simultaneamente o ensino e a aprendizagem, a teoria e a prática educativa, com todos os motivos e sensações que levaram o narrador a eleger aquele momento para compor sua narrativa. Compreende-se a experiência atrelada à memória contribuindo para a constituição das identidades no espaço escolar. Ao longo da história das escolas técnicas, nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do tecnólogo enquanto docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as vivências dos professores da educação profissional tecnológica em exercício, a memória oral destes, ligada à prática docente, campo carente de estudos nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica girou em torno de artigos sobre formação docente e constituição do sujeito, narrativas e histórias de vida, atuação do tecnólogo e os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. A pesquisa empírica, fundamentada em estudos sobre formação docente para a educação profissional, foi idealizada em duas ações, roteiro de questões realizado com os professores voluntários, e entrevista oral com cada professor. Para síntese de análise, recorreu-se a metodologia de um tipo de gênero de história oral, a história oral temática. As entrevistas se endereçaram a partir do desenvolvimento do tema central, o que contribuiu na construção de proposições e oportunidades para os professores, ao narrarem suas memórias e experiências, também reconhecê-las como momentos de compreensão e desenvolvimento de sua formação profissional no cotidiano escolar.
The teaching activity faces the need to keep up with the changes in the society and emphasize the socio-cultural sense of knowledge, which is a challenge for the formation of teachers. The general objective of this study was to understand the training process and the teaching practice - the way it is produced and the way of doing and being in the profession - of technical teachers who work in technical education. Specifically, the research’s focus is on the performance of the technologists who teach classes in two state technical schools in São Paulo, where the author was working. In this study, the narratives of a group of technologist teachers were analyzed from an oral interview. In literature, scholars point to narrative as the structure of a story. In education, the narrative takes on a broader meaning, which aims to unveil the actions performed by the actors during times when teaching and learning occur simultaneously, educational theory and practice, with all the motives and sensations that led the narrator to elect that moment to compose his narrative. The experience linked to memory contributing to the constitution of identities in the school space is understood. Throughout the history of technical schools, the degree was not always a precondition for the technologist's performance as a teacher. Hence the need to work in the educational research with the experiences of the professors of the professional technological education in exercise, the oral memory of these, linked to the teaching practice, a field lacking in studies in educational researches. The literature review focused on articles on teacher education and subject constitution, narratives and life histories, the technologist's performance and the current challenges of professional and technological education. Empirical research, based on studies on teacher education for professional education, was conceived in two actions, a questionnaire developed with volunteer teachers, and an oral interview with each teacher. For synthesis of analysis, we resorted to the methodology of a type of oral history genre, the oral thematic history. The interviews focused on the development of the central theme, which contributed to the construction of propositions and opportunities for teachers, in narrating their memories and experiences, to also recognize them as moments of understanding and development of their professional training in school everyday.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26997
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.