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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26996
Title: | Empregabilidade, cidadania e juventude: um estudo sobre os egressos do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Câmpus SP) entre 2011-2015 |
Other Titles: | Employability, citizenship and youth: a study on graduates of technical education integrated into secondary education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP – Campus SP) between 2011-2015 |
Authors: | OLIVEIRA, Salvador Rodrigues de |
Advisor: | BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Other contributor: | OLIVEIRA, Rodrigo Ribeiro de FREIRE, Emerson |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino profissional e técnico;Educação;Trabalho;Políticas públicas |
Issue Date: | 28-Mar-2017 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | OLIVEIRA, Salvador Rodrigues de. Empregabilidade, cidadania e juventude: um estudo sobre os egressos do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Câmpus SP) entre 2011-2015. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo estudar se o modelo atual de ensino técnico integrado ao nível médio tem contribuído para a inserção social, empregabilidade e emancipação dos jovens na Cidade de São Paulo, num contexto de dualidade existente na sociedade brasileira entre conhecimentos práticos (manuais) e conhecimentos teóricos (conceituais). Busca compreender como isso tem se configurado na formação profissional dos jovens e, especificamente, procura-se fazer um levantamento dos estudos que associam e discutem a relação entre empregabilidade, formação profissional e inserção social do jovem; compreender e problematizar o conceito de empregabilidade associado à formação profissional técnica; analisar as possibilidades de se conseguir um emprego ou estágio e se há possibilidade de progressão profissional, incentivos à qualificação posterior dos jovens egressos do ensino técnico. Como embasamento, foi feita uma abordagem sobre a história da técnica e da tecnologia, da separação entre trabalho manual e trabalho intelectual, contextualização sobre a educação profissional e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico regional, bem como a importância de criação de políticas publicas direcionadas para a oferta e qualidade da educação profissional técnica, considerando a necessidade da inserção social dos jovens no exercício de uma cidadania plena. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa e documental, em cuja coleta de dados foi possível o acesso a uma enquete formulada pelo IFSP para seus egressos, tendo como recorte temporal do ano de 2011 ao ano de 2015, considerando a oferta de cursos técnicos integrados ao médio. Os estudos realizados sobre a juventude brasileira mostram que o Ensino Médio no Brasil representa o fim dos estudos para muitos jovens. Isso se dá por razões estruturais ligadas ao suporte econômico, político e cultural que é insuficiente para que haja continuidade nos estudos. Assim, o ensino profissional e técnico tem sido vistos por vertentes conflitantes: uma delas é a ideia de que cursar o ensino técnico é uma maneira de o jovem arrumar um emprego, obter um salário e não se interessar em ingressar num curso superior; a outra vertente é aquela que defende a ideia de que cursar o ensino técnico é uma forma de o jovem entrar mais cedo no mercado de trabalho, e usar o emprego como incentivo para continuar estudando e se aprimorar profissionalmente. Observa-se, por meio da análise dos dados empíricos, que os egressos dos cursos técnicos integrados, objeto de estudo desta pesquisa, têm como interesse aumentar a empregabilidade como uma oportunidade a mais, e não como um destino. Os pesquisados, através das enquetes, demonstraram perceber nos cursos técnicos ofertados pelo IFSP um ensino de qualidade, capaz de contribuir para o ingresso em cursos superiores mais concorridos. This study aims to verify if the current model of integrated technical education at the secondary level has contributed to the social insertion, employability and emancipation of young people in the city of São Paulo, in a context of duality existing in Brazilian society between practical (manual) and Knowledge (conceptual). It was sought to understand how this has been configured in the professional formation of young people and, specifically, sought to survey the studies that associate and discuss the relationship between employability, professional training and social insertion of the youth; Understand and problematize the concept of employability associated with technical vocational training; Analyze the possibilities of obtaining a job or internship and if there is possibility of professional progression, incentives for the subsequent qualification of young graduates of technical education. As a baseline, an approach was taken on the history of technology and technology, the separation of manual and intellectual work, contextualization on professional education and contribution to regional socioeconomic development, as well as the importance of creating public policies directed to the Offer and quality of professional technical education, considering the need for the social insertion of young people in the exercise of full citizenship. This is an exploratory study of a qualitative and documentary nature, in which the data collection had access to a survey formulated by the IFSP for its graduates, taking as a temporal cut from the year 2011 to the year 2015, considering the offer of technical courses Integrated into the medium. The studies carried out on the Brazilian youth show that the High School in Brazil represents the end of studies for many young people. This is due to structural reasons linked to the economic, political and cultural support that is insufficient for the continuity of studies. Thus, vocational and technical education has been viewed by conflicting strands: the idea that attending technical education is a way for the young person to find a job, to obtain a salary and not to be interested in entering a higher education course; The other side is the one that defends the idea that attending technical education is a way for young people to enter the labor market earlier, and to use employment as an incentive to continue studying and improving themselves professionally. It was observed that, through the analysis of the empirical data, the graduates of the integrated technical courses, object of study of this research, have as interest to increase the employability as an opportunity more, and not as a destiny. The respondents, through the surveys, showed that in the technical courses offered by the IFSP a quality education, capable of contributing to the entry in higher courses more concurred |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26996 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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