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Título: Formação e capacitação em propaganda e marketing
Título(s) alternativo(s): Teacher training and qualification in advertising and marketing
Autor(es): ANTAS, André Giovanini
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): KAUZAQUI, Edmir
FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Educação;Marketing
Data do documento: 26-Mai-2017
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: ANTAS, André Giovanini. Formação e capacitação em propaganda e marketing. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017
Resumo: A trajetória histórica possibilita organizar e entender fatos relevantes ocorridos favorecendo a compreensão do presente. Constata-se carência de pesquisas na área do marketing, sobretudo no que tange às práticas docentes propostas para a formação de profissionais capazes de suprir as demandas de mercado. Por conseguinte, este trabalho visa colaborar com a ampliação da literatura existente acerca do tema. O problema de pesquisa neste estudo é caracterizar as tendências presentes na formação e capacitação do docente em Propaganda e Marketing. Como objetivos específicos, buscou-se caracterizar o perfil psicográfico do profissional de propaganda e marketing e analisar os programas de ensino do referido curso e sua relação com o mercado de trabalho. Para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa, levantou-se o contexto histórico do marketing, suas características atuais, buscou-se a atualização do conceito de suas características, tendências e perspectivas, bem como a caracterização da formação e capacitação em marketing e respectivas práticas docentes frente às demandas de mercado. As principais constatações se deram quanto à relevância da qualificação docente e sua atualização constante no tocante ao domínio de novas tecnologias e domínio de novos saberes; à prática reflexiva, propiciando as remodelações requeridas nas estratégias e ferramentas utilizadas na prática docente; à magnitude da construção e socialização de novos conhecimentos. Quanto ao perfil psicográfico requerido dos profissionais de Propaganda e Marketing, destacam-se: a conveniência do domínio de tecnologia da informação e comunicação (TIC); a busca pelo desenvolvimento profissional; tendências mercadológicas relacionadas à produção anúncios. Verificou-se que a Instituição de Ensino Superior pesquisada se preocupa com os aspectos apontados nesse estudo, implicando na avaliação constante dos resultados obtidos em comparação com os objetivos propostos em seu Projeto Pedagógico de Curso.
The historical trajectory makes possible to organize and understand outstanding past facts assisting the understanding of the present. There is a shortage of research in the marketing area, mainly regarding the teaching practices proposed to form professionals capable of supplying the market demands. Therefore, the present paper aims to collaborate with the enlargement of the existing literature on the theme. The research problem in this study is to characterize the trends present in the formation and capacitation of the teacher in Advertising and Marketing and how specific objectives characterize the psychographic profile of the advertising and marketing professional; as specific objectives it is tried to characterize the psychographic profile of the professional of advertising and marketing as well as to analyse the teaching syllabus of the mentioned course and its relation with the labour market. Aiming to reach the proposed objectives and to answer to the research problem, the historical marketing context and its present characteristics were studied, the concept, its characteristics, trends and perspectives were updated, as well as the characterization of the formation and capacitation in Advertising and Marketing and the respective teaching practices facing the market demands. The main findings were the importance of the teacher qualification and his constant updating related to the control of new technologies and new knowledge, the analytical practice providing the required remodeling in the strategies and the tools used in the teaching practice, and the magnitude of the construction and socialization of new knowledge. As to the psychographic profile required of the professional of Advertising and Marketing it stands out the convenience of mastering information technology and communication (ITC); the search for professional development and market trends related to advertising production. It was observed that the studied Educational Institution is concerned about the aspects pointed out in this study, resulting in permanent evaluation of the results obtained in comparison with the objectives proposed in its Pedagogical Project of the Course.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26991
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