Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26990
Title: O repertório sociocultural na formação do técnico em processos fotográficos: um estudo realizado no Senac São Paulo
Other Titles: The sociocultural repertoire in the training of technicians in photographic processes: a study carried out at Senac São Paulo
Authors: ISOBE, Joana Mitsuyo Matushita
Advisor: FREIRE, Emerson
Other contributor: GARCIA SOBRINHO, Wilton
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Fotografia
Issue Date: 24-May-2018
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: ISOBE, Joana Mitsuyo Matushita. O repertório sociocultural na formação do técnico em processos fotográficos: um estudo realizado no Senac São Paulo. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo geral estudar a relevância de uma formação mais abrangente na Educação Profissional e Tecnológica, não restrita ao aprendizado de aspectos técnicos, mas contemplando também uma consistente formação humanística. Para abordar tal discussão, tomou-se como referência o percurso formativo do técnico em Processos Fotográficos, cujo trabalho articula de maneira particular os saberes técnicos e artístico- culturais, aqui denominado repertório sociocultural. O ato fotográfico ultrapassa o simples apertar de botão da máquina e seu produto final – neste caso, a imagem – denuncia a ausência ou presença em maior ou menor grau do conhecimento que transcende a técnica. Desse modo, a partir de análise de documentos educacionais e da literatura pertinente sobre o profissional fotógrafo e o ato fotográfico, surgiram as seguintes inquietações que nortearam essa pesquisa: de que maneira a necessidade de um repertório sociocultural se relaciona com a formação do técnico em Processos Fotográficos e como esse repertório sociocultural repercute no ato fotográfico, na imagem produzida? E ainda: a formação técnica e a formação humanística precisam necessariamente ser vistas como separadas? A parte empírica da pesquisa envolveu alunos egressos do curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac São Paulo, cujas fotos foram selecionadas para uma exposição. A partir de critérios como coesão do conjunto e pertinência ao tema, cinco imagens do acervo foram levadas para a análise de três profissionais de diferentes áreas da Fotografia. Mesmo sob perspectivas distintas – acadêmica, artística e comercial –, o repertório sociocultural do fotógrafo destacou-se como parte essencial na composição da imagem.
The general objective of the present research is to study the relevance of a more comprehensive formation in Professional and Technological Education, which should not be restricted to technical aspects, but also cover a consistent humanistic formation. To raise such a discussion, we took as a reference the course of Technician in Photographic Processes, whose work articulates in a particular way technical and artistic-cultural know-how, here called sociocultural repertoire. The photographic act exceeds the simple push of a button and its final product – in this case, the image – denounces the absence or the presence in a greater or less degree of knowledge that transcends technique. Thus, from the analysis of educational documents and relevant literature on the professional photographer and the photographic act, the following concerns emerged and guided this research: in which way the need for a sociocultural repertoire is related to the training of technician in Photographic Processes and how does this sociocultural repertoire affect the photographic act, the produced image? And yet: must technical training and humanistic training necessarily be seen apart from each other? The empirical part of the research involved graduated students from Senac São Paulo technical course in Photographic Processes, whose photos were selected for an exhibition. Based on criteria such as cohesion and relevance to the theme, five images were chosen to be submitted to three professional photographers’ analysis. Even under different perspectives – academic, artistic and commercial – the photographer sociocultural repertoire stood out as an essential part of the image composition.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26990
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.