Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26989
Title: A prática docente e a compreensão de textos na educação profissional: o letramento como suporte
Other Titles: Teaching practice and understanding texts in professional education: literacy as support
Authors: PEDRETTI, Roseli Garcia
Advisor: DELIBO, Juarez Antonio
Other contributor: LANGHI, Celi
FERREIRA, Luiz Antonio
type of document: Dissertação
Keywords: Educação
Issue Date: 13-Jun-2017
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: PEDRETTI, Roseli Garcia. A prática docente e a compreensão de textos na educação profissional: o letramento como suporte. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017
Abstract: A compreensão de texto é uma habilidade fundamental na vida escolar. Grande parte dos conteúdos das disciplinas são apresentados por meio de leitura e, se não houver a plena compreensão do que foi lido, todo o entendimento do conteúdo ficará comprometido. A dificuldade apresentada pelos alunos em compreender textos, mormente os textos de natureza técnica, foi a motivação para a esta pesquisa, que teve por objetivo buscar estratégias para auxiliar os professores no trabalho de desenvolver a compreensão de textos nas aulas de Língua Portuguesa. A questão de pesquisa que orientou este trabalho está relacionada à eficácia das estratégias de letramento no auxílio aos alunos na compreensão dos textos técnicos e aos professores na sua prática docente. Para que tal objetivo fosse alcançado, foram utilizadas as estratégias do letramento informacional em uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública localizada na zona leste de São Paulo, com alunos do ensino técnico em eletrônica integrado ao médio, que contou com a participação do professor da disciplina Sistemas Microprocessados e Montagem de Circuitos Elétricos que desenvolveu o projeto em conjunto om a professora da disciplina Língua Portuguesa. Foram informantes desta pesquisa ação seis alunos matriculados no terceiro ano do curso de eletrônica, cuja tarefa consistiu em construir um manipulador robótico autônomo, com base nas teorias que lhes foram apresentadas durante o curso, e para tanto, deveriam embasar teoricamente os procedimentos utilizados no desenvolvimento do projeto. Com a aplicação das técnicas e estratégias do letramento informacional a professora de língua portuguesa logrou êxito em auxiliar os discentes na plena compreensão dos textos de natureza técnica, o que pode ser comprovado pela avaliação do domínio técnico dos alunos efetuada pelos professores da área técnica.
Text comprehension is a basic ability in school life. The great part of the contents is presented through reading and, if there is not the full understanding of what has been read, all the meaning of the content may be compromised. The difficulty presented by students to understand texts, mainly technical texts, has been the reason for this research which has as purpose to look for strategies to help teachers developing comprehension of texts during Portuguese language classes. The research question that guided this study is related to the efficiency of literacy’s strategies in helping students to understand technical texts and teachers in their teaching practice. In order to accomplish this objective, the information literacy strategies in a research action was held in a public school located in the east zone of São Paulo, with students from a technical course in Electronics integrated to high school, that counted with the participation of the Microprocessed Systems and Electric Circuit Assembly teacher who developed the project together with the Portuguese Language teacher. Six students of the Electronic Course have supplied information and their duty was to build an autonomous robotic manipulator based on the theories that have been presented to them during the course and with this purpose should reinforce theoretically procedures applied in the development of the project. With the appliance of the information literacy the Portuguese Language teacher succeeded in helping students to fully understand technical texts what can be assured by the students’ technical knowledge evaluated by the teachers of the area.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26989
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Apráticadocenteeacompreensãodetextos_RoseliGarciaPedretti_2017.pdf538.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.