Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26981
Título: Análise de falhas em equipamentos elétricos confeccionados com resina epóxi
Autor(es): FERREIRA, Fabio A. S.
Orientador(es): CORREA, Carlos Eduardo
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Resinas
Data do documento: Dez-2023
Editor: 003
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Fabio A. S. Análise de falhas em equipamentos elétricos confeccionados com resina epóxi. 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Polímeros) – Fatec José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2023.
Resumo: A análise de falhas em transformadores para instrumentos que utilizam resina epóxi em sua fabricação requer vários levantamentos, estudos e de múltiplas normas, bem como análises para que se encontre a causa raiz do problema, a qual pode estar relacionada desde a fabricação, tipo de materiais utilizados, especificações de trabalho, uso inadequado ou fora do especificado. Os relatos do usuário e informações técnicas da instalação onde ocorreram as falhas, são fundamentais para esta verificação, porém muitas vezes não são enviadas de maneira completa pelo usuário ao fabricante e podem direcionar a análise para um caminho indesejado, podendo levar a conclusões inadequadas, inviabilizar determinado produto ou até mesmo seu mercado. A persistência levou a um estudo mais aprofundado do caso através da fabricação de peças para testes, aplicando-se uma série de ensaios normalizados, tais como: ensaios elétricos de isolamento com tensão aplicada, medição das descargas parciais, ensaio mecânico de flexão no equipamento, curva de DSC e ensaios térmicos, os quais conseguiram demonstrar que a falha por trincas dos equipamentos fabricados em resina epóxi se deu por falha na especificação e desconhecimento das condições de transporte e armazenamento do cliente. Foi possível concluir que a análise de requisitos constitui uma ação de extrema importância, além de indicar a necessidade de se adicionar aos dados de especificação que os limites de temperatura de operação são os mesmos para transporte e armazenamento, mesmo estando claro nas normas de fabricação dos produtos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26981
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TG_Fabio A S Ferreira_Polimeros_2023.2.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.