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Title: Educação a distância e aprendizagem significativa: o uso de organizadores prévios de memória em materiais instrucionais multimídia
Other Titles: Distance education and meaningful learning: the use of memory advance organizers in multimedia instructional materials
Authors: OLIVEIRA, Gaio Belitardo de
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: KAWAMOTO JÚNIOR, Luiz Teruo
FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
type of document: Dissertação
Keywords: Aprendizagem;Educação à distância
Issue Date: 10-Aug-2017
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: OLIVEIRA, Gaio Belitardo de. Educação a distância e aprendizagem significativa: o uso de organizadores prévios de memória em materiais instrucionais multimídia. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017
Abstract: O presente trabalho de pesquisa buscou verificar os resultados da aprendizagem de estudantes em dois cursos de educação profissional de formação inicial e continuada de lógica de programação de computadores ofertados na modalidade de educação a distância, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa quanto aos aspectos psicológicos da aprendizagem humana e na Teoria da Aprendizagem Multimídia em relação à apresentação dos materiais instrucionais para esses cursos. A hipótese de pesquisa definida foi que a aprendizagem a partir de material instrucional multimídia elaborado para a aprendizagem de lógica de programação de computadores em um curso de educação profissional de formação inicial e continuada a distância que faça uso de organizadores prévios de memória, apresenta resultados diferentes dos resultados da aprendizagem em outro curso equivalente cujo material instrucional multimídia não faça uso desses organizadores. Por esse motivo, os organizadores prévios de memória foram incluídos em apenas um dos cursos oferecidos. A metodologia adotada foi a de uma pesquisa com desenho experimental com abordagem quantitativa. Para isso, foram definidos dois grupos de participantes do curso: o experimental, para o qual foi incluído no material instrucional alguns organizadores prévios de memória; e o de controle, cujo material instrucional não continha nenhum tipo de organizador prévio de memória. Os resultados de aprendizagem demonstraram que, ao menos para esta pesquisa, não houve diferenças significativas entre os grupos relativamente à aprendizagem, refutando a hipótese de pesquisa. Apesar disso, ambos os grupos tiveram aumento de desempenho quando comparados o pré-teste com o pós-teste. Verificou-se também que a maioria dos estudantes que realizaram a atividade de resolução de problemas conseguiu transferir os conhecimentos adquiridos para uma nova situação, mostrando a validade dos princípios estabelecidos pela Teoria da Aprendizagem Significativa utilizados nos materiais instrucionais de ambos os grupos.
The present study aimed at verifying the learning of students in two professional education courses of initial and continuing training in the computer programming logic offered in the distance education mode, based on the Meaningful Learning Theory regarding the psychological aspects of human learning and in the Cognitive Theory of Multimedia Learning in relation to the presentation of the instructional materials for these courses. The research hypothesis was that learning from multimedia instructional material developed for the learning of computer programming logic in a professional education course of initial and continuing training in distance education mode that uses advance organizers presents different results of learning outcomes from another equivalent course whose multimedia instructional material does not use these organizers. For this reason, advance organizers have been included in only one of the courses offered. The methodology adopted was an experimental design research with quantitative approach. For this, two groups of course participants were defined: the experimental one, for which some advance organizers of memory were included in the instructional material; and the control one, whose instructional material did not contain any kind of advance organizer. The learning results showed that, at least for this research, there were no significant differences in learning comparing the groups, refuting the research hypothesis. In spite of this, both groups had an increase in performance when comparing the pretest with the posttest and the majority of the students who performed the problem solving activity were able to transfer the evaluated knowledge to a new situation, showing the validity of the principles established by the Meaningful Learning Theory used in the instructional materials of both groups.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26978
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