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Título: Educação profissional e competências profissionais: um estudo com egressos do ensino técnico modular
Título(s) alternativo(s): Professional education and professional skills: a study with graduates of modular technical education
Autor(es): PEREIRA, Shirlei Paques
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): COVIC, Amália Neide
FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Empreendedorismo
Data do documento: 15-Mar-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Shirlei Paques. Educação profissional e competências profissionais: Um estudo com egressos do Ensino Técnico Modular, 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, (CEETEPS), São Paulo 2018.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral: identificar as contribuições dos cursos técnicos modulares presenciais na implementação de competências empreendedoras em seus egressos. Como objetivos específicos: investigar as práticas voltadas ao conceito de empreendedorismo nos cursos técnicos modulares presenciais, e; verificar a presença de competências empreendedoras nos egressos dos cursos técnicos modulares presenciais da escola técnica estadual de são paulo (ETESP). O método de pesquisa foi o descritivo com o levantamento histórico e conceitual, bem como a análise documental e bibliográfica sobre: a educação profissional e desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro, o desenvolvimento de competências empreendedoras e a presença dessas nos egressos dos cursos técnicos da etesp. Através da técnica de observação sistemática não participante, esta análise utilizou como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário qualiquantivo, estruturado, disponibilizado no formulário google forms para a amostra de 100 egressos. Os resultados sinalizaram que a educação profissional a partir do seu envolvimento político, social, econômico, e principalmente cultural, na construção de valores é meio fundamental no acesso e desenvolvimento de competências empreendedoras em seus alunos, tais como: tomada de decisão, correr riscos calculados, busca por atualização constante, efetividade de ações, relacionamento interpessoal e segurança no que conhece e saber fazer. Tendo os objetivos e questão de pesquisa respondidos ao compreender quais as contribuições do ensino técnico na implementação de competências empreendedoras nos egressos dos cursos modulares presenciais da ETESP, este estudo apontou que além da infraestrutura da instituição ou dos seus cursos técnicos, o papel dos professores com suas práticas e abordagens acerca do empreendedorismo vem promovendo a motivação em seus alunos na busca por competências demandadas pelo mercado de trabalho, sejam estas determinadas por atuação empreendedora ou intraempreendedora.
The present study had as general objective: to identify the contributions of modular in- class technical courses in the implementation of entrepreneurial skills in their graduates. As specific objectives: to investigate the practices focused on the concept of entrepreneurship in the modular technical courses, and; to verify the presence of entrepreneurial skills in the graduates of the modular technical courses at the State Technical School of São Paulo (ETESP). The research method was the descriptive one with the historical and conceptual survey, as well as the documentary and bibliographic analysis on: professional education and development of Brazilian entrepreneurship, the development of entrepreneurial skills and the presence of these in the graduates of ETESP technical courses. Through the technique of non- participant systematic observation, this analysis used as a research instrument the application of a structured questionnaire, made available in the google forms for the sample of 100 graduates. The results showed that Professional Education, based on its political, social, economic, and mainly cultural involvement in the construction of values, is a fundamental means in accessing and developing entrepreneurial skills in its students, such as: decision making, taking calculated risks, search for constant updating, effectiveness of actions, interpersonal relationship and security in what knows and know how to do. Having the objectives and research question answered by understanding the contributions of the Technical Teaching in the implementation of entrepreneurial skills in the graduates of the ETESP modular courses, this study pointed out that in addition to the institution's infrastructure or its technical courses, the role of teachers with its practices and approaches about entrepreneurship has been promoting motivation in its students in the search for skills demanded by the labor market, are determined by entrepreneurship or intrapreneurship.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26976
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