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Título: As competências requeridas no século XXI dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em mecânica e soldagem da FATEC-SP
Título(s) alternativo(s): The required competencies in the 21st century of the graduates of the superior courses of technology of FATEC-SP
Autor(es): PAMBOUKIAN, Sergio
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): PETEROSSI, Helena Gemignani
COVIC, Amália Neide
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Competência profissional;Revolução industrial
Data do documento: 26-Mar-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: PAMBOUKIAN, Sergio. As competências requeridas no século XXI dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em Mecânica e Soldagem da FATEC-SP. 196f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018
Resumo: Foi realizada pesquisa qualiquanti utilizando o método descritivo e como técnicas a pesquisa bibliográfica. Adotou-se uma amostra não probabilística. A coleta de dados se utilizou de três questionários eletrônicos com escala Lickert e perguntas abertas. Através do sujeito de pesquisa “empregadores” objetivou-se caracterizar quais as competências requeridas dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em Mecânica e Soldagem da Faculdade de Tecnologia de São Paulo visando à contratação de egressos, face aos efeitos da quarta revolução industrial em andamento. De forma concomitante, questionou-se aos professores dos cursos qual o nível de desenvolvimento das competências proporcionado pelos cursos pesquisados e de que maneira o desenvolvimento de cada uma das competências podem ser ampliadas. Da mesma forma, foram caracterizadas as competências pelos gestores e avaliada a viabilidade de utilização do modelo de competências para estruturação dos currículos e do Plano Pedagógico dos Cursos em estudo. A análise e interpretação dos dados foram realizadas através de triangulação e referente às questões abertas foi realizada análise interpretativa textual. Como resultados, 17 das 18 das competências requeridas para o século XXI foram caracterizadas como “extremamente importantes” e “muito importantes” pelos empregadores todas 18 pelos gestores da FATEC-SP. Foram elencadas pelos professores alternativas para desenvolver cada uma das competências dos alunos e a viabilidade de utilização do modelo de competências para a reestruturação de currículos e Planos Pedagógicos dos cursos pesquisados foi ratificada pelos gestores.
Qualiquanti research was carried out using the descriptive method and as bibliographic research techniques. A non-probabilistic sample was adopted. The data collection was done using three electronic questionnaires with Lickert scale and open questions. Through the subject of research "employers" was aimed to characterize the skills required of graduates of the higher technology courses in Mechanics and Welding of the Faculty of Technology of São Paulo aiming at the hiring of graduates, in light of the effects of the fourth industrial revolution in progress. At the same time, the teachers of the courses were asked about the level of development of the competences provided by the courses studied and how the development of each of the competences can be expanded. Likewise, the competencies were characterized by the managers and evaluated the feasibility of using the competency model for curriculum structuring and the Pedagogical Plan of the courses under study. The analysis and interpretation of the data were performed through triangulation and referring to the open questions was performed textual interpretive analysis. As a result, 17 of the 18 competencies required for the 21st century were characterized as "extremely important" and "very important" by employers all 18 by FATEC-SP managers. They were listed by the teachers alternative to develop each of the competences of the students and the feasibility of using the competencies model for the restructuring of curricula and Pedagogical Plans of the courses surveyed was ratified by the managers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26974
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