Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26973
Title: Implicações da avaliação institucional na gestão de uma escola técnica do centro Paula Souza: um estudo de caso
Other Titles: Implications of the institutional evaluation in the management of a technical school of the centro Paula Souza: a case study
Authors: CAMPOS, Rodrigo Vieira
Advisor: ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de
Other contributor: BATISTA, Sueli Soares dos Santos
MASCIA, Márcia Aparecida Amador
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico
Issue Date: 27-Mar-2018
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: CAMPOS, Rodrigo Vieira. Implicações da avaliação institucional na gestão de uma escola técnica do centro Paula Souza: um estudo de caso. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018
Abstract: Justifica-se este trabalho pelo caminho traçado por este pesquisador em sua carreira docente no CEETEPS desde 2012, ministrando disciplinas no curso técnico de nível médio em informática e participando ativamente dos processos de avaliação da unidade pesquisada, sendo professor respondente e estruturando a logística para utilização dos laboratórios de informática em épocas de avaliação. Este trabalho teve o objetivo de investigar como os resultados provenientes do Sistema de Avaliação Institucional (Web-SAI) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) são utilizados pela equipe de gestão de uma de suas escolas técnicas. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura sobre as áreas de avaliação institucional e gestão escolar, enfatizando suas formas democráticas. A metodologia utilizada foi a qualitativa, exploratória e o procedimento técnico foi o estudo de caso. Foi feita uma análise do Projeto Político Pedagógico e do Plano Plurianual de Gestão da unidade estudada, buscando evidenciar o uso dos resultados da avaliação supracitada, nestes documentos. Buscando uma visão complementar da unidade de ensino, foi enviado à direção e à coordenação pedagógica da escola, um questionário composto por 6 perguntas abertas a respeito da percepção destes profissionais sobre o Web-SAI, o uso de seus resultados e questões gerais sobre avaliação institucional. Notou-se pouca aderência entre a fala da equipe gestora e o conteúdo dos documentos institucionais, não podendo ser explicitado o uso das avaliações nos planos e projetos analisados. Entretanto, analisando as respostas obtidas pela equipe de gestão, foi constatado que os dados provenientes do sistema de avaliação são importantes indicadores para a escola, servindo como norteadores dos trabalhos pedagógicos, uma vez que contribuem com dados censitários dos alunos, sendo ainda, um importante canal para críticas e sugestões, fundamentais ao se buscar a melhoria contínua e melhor adequação do espaço às atividades sociais.
This work is justified by the trajectory traced by this researcher in his teaching career at CEETEPS since 2012, teaching disciplines in the technical course of high school level in information technology and actively participating in the evaluation processes of the researched unit, being a teacher respondent and structuring the logistics for use of computer laboratories at times of evaluation. This work had the objective to investigate how the results from the Institutional Evaluation System (Web-SAI) of the Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) are used by the management team of one of its technical schools. For that, a review of the literature on the areas of institutional evaluation and school management was done, emphasizing its democratic forms. The methodology used was qualitative, exploratory and the technical procedure was the case study. An analysis was made of the Political Pedagogical Project and the Pluriannual Plan of Management of the studied unit, seeking to evidence the use of the results of the evaluation, in these documents. Looking for a complementary vision of the teaching unit, a questionnaire composed of 6 open questions about the perception of these professionals about the Web-SAI, the use of their results and general questions about institutional evaluation was sent to the direction and pedagogical coordination of the school. There was little adherence between the management team's speech and the content of the institutional documents, and the use of the evaluations in the plans and projects analyzed could not be made explicit. However, analyzing the answers obtained by the management team, it was verified that the data coming from the evaluation system are important indicators for the school, serving as guides of the pedagogical works, since they contribute with census data of the students, being an important channel for criticism and suggestions, fundamental when seeking continuous improvement and better adaptation of space to social activities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26973
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Implicaçõesdaavaliaçãoinstitucionalnagestão_RodrigoVieiraCampos_2018.pdf881.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.