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Title: Investigando controvérsias em práticas pedagógicas interdisciplinares: um estudo no âmbito da educação profissional e tecnológica à luz da teoria Ator-Rede
Other Titles: Investigating controversies in interdisciplinary pedagogical practices: a study in the scope of professional and technological education in light of the Actor-Network theory
Authors: FLORENÇA, Diego Felipe
Advisor: FREIRE, Emerson
Other contributor: FERREIRA, Pedro Peixoto
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Tecnologia;Educação;Trabalho
Issue Date: 22-May-2018
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: FLORENÇA, Diego Felipe. Investigando controvérsias em práticas pedagógicas interdisciplinares: um estudo no âmbito da educação profissional e tecnológica à luz da teoria Ator-Rede. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Abstract: A Educação Profissional e Tecnológica procura oferecer experiências próximas às encontradas no dia a dia do mundo do trabalho, no qual as atividades são constantemente mediadas pelos objetos técnicos. Por esse motivo, parece fundamental considerar a influência desses objetos na construção do processo formativo. Neste contexto, as práticas pedagógicas interdisciplinares representam um papel relevante. O presente trabalho pretende investigar a rede formada durante a criação de práticas pedagógicas interdisciplinares, à luz da Teoria Ator-Rede (TAR), no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, a partir das seguintes perguntas: Que tipos de controvérsias, surgem durante a criação de uma prática pedagógica interdisciplinar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando suas características e peculiaridades? Como os agenciamentos entre humanos e não humanos participam da criação de práticas pedagógicas interdisciplinares? O texto divide-se em três partes, primeiramente apresenta um estudo bibliográfico sobre a Teoria Ator-Rede, em suas relações com as noções de individuação e reticulação. Em seguida, desenvolve-se uma pesquisa mais centrada sobre a TAR na educação em geral, mas levando em conta a Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, discorre a respeito da metodologia adotada, a Cartografia de Controvérsias e analisa as informações coletadas durante a pesquisa empírica realizada na ETEC de Carapicuíba, uma escola do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, localizada na região metropolitana de São Paulo. A Cartografia de Controvérsias permite acompanhar o rastro deixado pelos atores no interior das redes. Com ela observou-se controvérsias, consensos e nuances nem sempre detectadas, mas que surgem durante o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares, que ajudam para melhorar seu entendimento como um todo no cotidiano escolar, e que apontam para pesquisas futuras dentro do âmbito da EPT a partir de bases epistemológicas afins.
The Professional and Technological Education seeks to offer experiences close to those found in the everyday world of work, in which activities are constantly mediated by technical objects. For this reason, it seems fundamental to consider the influence of these objects in the construction of the formative process. In this context, interdisciplinary pedagogical practices play a relevant role. The present work intends to investigate the network formed during the creation of interdisciplinary pedagogical practices, guided by the Actor-Network Theory (ANT), in the scope of Professional and Technological Education, based on the following questions: What types of controversies, arise during the creation of an interdisciplinary pedagogical practice in the scope of Professional and Technological Education, considering its characteristics and peculiarities? How do human-non-human partnerships participate in the creation of interdisciplinary pedagogical practices? The text is divided in three parts, first presents a bibliographical study on the Actor-Network Theory, in its relations with the notions of individuation and reticulation. Next, a more focused research on ANT in education in general, but considering Professional and Technological Education, is developed. Finally, it discusses the methodology adopted, the Cartography of Controversies and analyzes the information collected during the empirical research, which was carried out in the ETEC Carapicuíba, a school of the Centro Paula Souza, located in the metropolitan region of São Paulo. The Cartography of Controversies allows to follow the trail left by the actors inside the networks. It has been observed controversies, consensuses and nuances not always detected, but that arise during the development of interdisciplinary pedagogical practices, which help to improve their understanding in the school daily, and which point to future research within the scope of Professional and Technological Education from similar epistemological bases.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26970
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