Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26969
Título: Avaliação do uso de tecnologia aplicada à educação profissional: uma visão docente
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the use of technology applied to professional education: a teacher vision
Autor(es): VIEIRA, Leide Aparecida
Orientador(es): AZEVEDO, Marília Macorin de
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Luiz Antonio
GIORDANO, Carlos Vital
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Tecnologia;Ambiente escolar
Data do documento: 23-Mai-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: VIEIRA, Leide Aparecida. Avaliação do uso de tecnologia aplicada à educação profissional: uma visão docente. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018
Resumo: A humanidade integrou diferentes recursos tecnológicos em diversas atividades ao longo dos anos, inclusive no ambiente educacional. Desde a lousa e o giz e até mesmo computadores e internet foram agregados em sala de aula como meio para o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho objetivou identificar os níveis de integração do uso das tecnologias aplicadas à educação profissional em que se enquadram os docentes e as escolas de ensino técnico da Região do ABC Paulista do Centro Paula Souza. Para isso, adotaram-se os passos: identificar o nível de implementação do uso de tecnologias em sala de aula pelos docentes das escolas selecionadas, envolvidos na pesquisa; estabelecer, a partir das informações dos docentes, o nível de integração do uso das tecnologias em que se enquadram as unidades de ensino. A abordagem da pesquisa foi mista de cunho exploratório, com amostragem por conveniência, realizado junto aos professores das escolas selecionadas, que possuem recursos tecnológicos disponíveis aos docentes. Utilizaram-se dois métodos: pesquisa bibliográfica, para identificação de dados relacionados ao assunto para obtenção de fundamentos teóricos; pesquisa de campo, para melhor entendimento da realidade vivenciada nas referidas escolas, sem, contudo, interferir no ambiente pesquisado. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário direcionado aos docentes dos cursos pertencentes ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas escolas selecionadas. Verificaram-se que há muitos docentes em estágios iniciais de uso de tecnologias em sala de aula, que pouco utilizam tecnologias em sala, mas que começam a usá-las em suas aulas, assim como alguns professores usam as tecnologias de forma efetiva e planejada. Averiguaram-se também que as escolas técnicas estão nos estágios iniciais no uso de tecnologias na educação, inclusive Etecs presentes há mais tempo na região do ABC Paulista. Assim, o tempo de existência entre as escolas selecionadas não interfere no uso de tecnologias em sala de aula. Além disso, fatores como idade, formação, experiência em empresas e experiência como professor, não são decisivos para o uso das tecnologias na prática pedagógica dos docentes.
The human integrated different technological resources in several activities over the years, including in the educational environment. Since the blackboard and chalk and even computers and internet were aggregated in the classroom to the process of teaching and learning. The present work aimed to identify the integration levels of the use of technologies applied to education in which the teachers and the technical education schools of the Region of ABC Paulista of the Centro Paula Souza. For this, were adopted the steps: identify implementation level of the use of technologies in the classroom by the teachers of the selected schools involved in the research; establish, from the information of the teachers, the level of integration of the use of the technologies in which the schools are located. The research approach was mixed in an exploratory way, with convenience sampling, carried out with the teachers of the selected schools, which have technological resources available to the teachers. Two methods were used: bibliographic research, to identify data related to the subject to obtain theoretical foundations; field research, for a better understanding of the reality lived in schools, without, however, interfering in the environment. The data collection was carried out through a questionnaire directed to the teachers of the courses belonging to the technology axis of Management and Business in the selected schools. It was found that there are many teachers in the early stages of using technologies, who use little technology in the classroom, but who begin to use them in their classes, just as there are few teachers who use the technologies in an effective and planned way. It was also found that technical schools are in the early stages in the use of technology in education, including Etecs which exist for the longest time in the ABC Paulista region. Thus, the time of existence between the selected schools does not interfere with the use of technologies in the classroom. In addition, factors such as age, training, experience in companies and experience as a teacher, are not decisive for the use of technologies in the pedagogical practice of teachers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26969
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPEP_Avaliaçãodousodetecnologiaaplicada_LeideAparecidaVieira_2018.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.