Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26964
Title: | Concepções e práticas na graduação tecnológica e suas relações com visitas técnicas do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer |
Other Titles: | Conceptions and practices in technological graduation and its relations with technical visits of the technological axis Tourism, Hospitality and Leisure |
Authors: | DIAS, Douglas Alexandre |
Advisor: | BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Other contributor: | MARTINS, Tânia Barbosa DELGADO, Darlan Marcelo |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino profissional e técnico;Turismo;Hospitalidade;Lazer |
Issue Date: | 11-Jun-2019 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | DIAS, Douglas Alexandre. Concepções e práticas na graduação tecnológica e suas relações com visitas técnicas do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019. |
Abstract: | Essa dissertação teve origem no interesse em conhecer as práticas educacionais e suas concepções aplicadas ao ensino superior de tecnologia das FATECs. Nesse estudo, esperou-se responder à pergunta “Que concepções norteiam as finalidades, objetivos e a avaliação de resultados das práticas docentes extramuros realizadas pelo ensino superior de tecnologia? A hipótese adotada teve base no fato de que essas práticas docentes, recorrentes em disciplinas das mais variadas áreas do conhecimento (humanas, sociais aplicadas, tecnológicas), apresentaram-se como alternativas para o desenvolvimento de habilidades e a aproximação da formação profissional com o mundo do trabalho. O objetivo geral buscou conhecer as concepções e práticas nos cursos de graduação tecnológica, segundo uma perspectiva que articulasse teoria e prática, conteúdos humanísticos e técnicos, formação profissional e o mundo do trabalho. O objetivo específico analisou essas concepções e práticas docentes presentes no planejamento, organização, controle e avaliação das atividades extramuros das instituições escolares, considerando a realização de visitas técnicas em dois cursos do eixo tecnológico de turismo, hospitalidade e lazer - Eventos e Gestão de Turismo - ofertados em duas unidades da capital paulista - FATEC São Paulo e FATEC Ipiranga. A metodologia utilizada teve base a partir de levantamento bibliográfico em publicações relacionadas aos temas trabalho, sociedade e educação tecnológica, além de pesquisa documental relacionada aos cursos oferecidos pelo eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Foi realizado o trabalho de campo com base em entrevistas com questionários pré-estabelecidos a professores que realizam visitas técnicas, em busca de conhecer as concepções e práticas de formação profissional. Esse estudo demonstrou a relação das concepções das visitas técnicas com a busca por uma formação tecnológica voltada aos desafios do mundo do trabalho, do conhecimento de tendências, novas tecnologias e processos praticados fora das FATECs, e sua relevância e importância para a formação tecnológica. This dissertation arises from the interest in knowing the educational practices and their conceptions applied to the superior teaching of technology of the FATECs. In this study, we hope to answer the research question "What conceptions guide the purposes, objectives and evaluation of the results of extramural teaching practices carried out by higher technology education? The hypothesis adopted is that these teaching practices, recurrent in disciplines of the most varied areas of knowledge (human, applied social, technological), are presented as alternatives for the development of skills and the approximation of professional training with the world of work. The general objective is to know the conceptions and practices in the undergraduate technological courses as a perspective that articulate theory and practice, humanistic and technical content, professional training and the world of work. The specific objective is to understand these conceptions and teaching practices present in the planning, organization, control and evaluation of activities outside the school institutions, considering the technical visits in two courses of the technology axis of tourism, hospitality and leisure - Events and Tourism Management - offered in two units of the São Paulo capital - FATEC São Paulo and FATEC Ipiranga. The methodology used was the bibliographical survey, the documentary research and in publications related to the topics work, society and technological education. Fieldwork was carried out based on interviews with pre-established questionnaires, seeking to know the conceptions and practices of vocational training in both units. This study demonstrated the relationship between the conceptions of technical visits and the search for a technological training geared to the challenges of the world of work, knowledge of trends, new technologies and processes practiced outside FATECs, and their relevance and importance for technological training. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26964 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Concepçõesepráticasnagraduaçãotecnológicaesuasrelaçõescomvisitastécnicas_DouglasAlexandreDias_2019.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.