Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26960
Título: | Educação profissional e formação docente: letramentos e multiletramentos em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Professional education and teacher training: literacies and multiliteracies in classroom |
Autor(es): | LAET, Paula Almeida Morato de |
Orientador(es): | FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz |
Outro(s) contribuidor(es): | APARÍCIO, Ana Sílvia Moço RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico;Formação continuada de professor |
Data do documento: | 16-Jun-2020 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | LAET, Paula Almeida Morato de. Educação profissional e formação docente: letramentos e multiletramentos em sala de aula. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. |
Resumo: | A tecnologia tem reconstruído as formas de trabalhar e principalmente as formas de ler e escrever, contudo, apesar de todas as mudanças que essas tecnologias proporcionaram, a sociedade ainda é pautada pela comunicação escrita e, cada vez mais, os profissionais necessitam comunicar-se adequadamente nas mais diversas plataformas, inclusive, mesclando textos, vídeos, áudios e outros recursos ao mesmo tempo. Portanto, entender o impacto das habilidades de escrita e leitura em contexto social, ou seja, o letramento, bem como os impactos que as diversas novas formas de ler e escrever estão trazendo para a sociedade, os multiletramentos, é fundamental para estruturar novos processos educacionais, principalmente, no que tange à educação profissional. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar como as habilidades de letramentos e multiletramentos são conduzidas pelos professores especialistas do ensino técnico. O método utilizado foi descritivo com abordagem qualitativa, ou seja, a pesquisa bibliográfica contrastada com os dados aferidos por meio de entrevistas com professores de disciplinas técnicas em uma escola de ensino técnico. Os resultados foram obtidos através da análise das gravações eletrônicas das entrevistas em conjunto com as anotações feitas durante essas entrevistas. Ao final desse processo, a pesquisa apontou a necessidade de formação de professores especialistas do ensino técnico para os letramentos e multiletramentos a fim de propiciar uma melhor atuação dos mesmos nos cursos em que lecionam, além da importância de realização de propostas de trabalhos interdisciplinares envolvendo professores da área de linguagem e professores de especializações técnicas. Technology has rebuilt the ways of working and especially the ways of reading and writing, however, despite all the changes that these technologies have provided, the society is still guided by written communication and, increasingly, professionals need to communicate properly on the most diverse platforms, including, merging texts, videos, audios and other resources at the same time. Therefore, understanding the impact of writing and reading skills in a social context, in other words, literacy, as well as the impacts that the various new ways of reading and writing are bringing to society, the multiliteracies, is essential to structure new educational processes, mainly, regarding professional education. Thus, this research aims to investigate how literacy and multiliteracies skills are conducted by specialist teachers in technical education. The method used was descriptive with a qualitative approach, that is, the bibliographic research contrasted with the data obtained through interviews with professors of technical subjects in a technical school. The results were obtained through the analysis of the electronic recordings of the interviews together with the notes made during these interviews. At the end of this process, the research pointed out the need for training of specialist teachers of technical education for literacies and multiliteracies in order to provide a better performance of them in the courses in which they teach, in addition to the importance of making proposals for interdisciplinary work involving teachers in the area of language and teachers of technical specializations. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26960 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Educaçãoprofissionaleformaçãodocente_PaulaAlmeidaMoratodeLaet_2020.pdf | 486.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.