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Title: Educação profissional e mobilidade internacional: um estudo de caso
Other Titles: Professional education and international mobility: a case study
Authors: SANTOS, Alessandra Xavier dos
Advisor: ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de
Other contributor: BRANDÃO, Carlos da Fonseca
FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Cozinha
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SANTOS, Alessandra Xavier dos. Educação profissional e mobilidade internacional: um estudo de caso. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018
Abstract: Este trabalho tem como objetivo estudar a mobilidade internacional na educação profissional. A possibilidade de viver uma experiência internacional incrementa os conhecimentos de vida e da profissão, tornando o profissional mais realizado pessoalmente, bem como capacitado para atender as demandas pessoais e do mundo do trabalho, situado em um contexto globalizado. Há maior visibilidade para o tema no ensino superior, pois são raros os estudos que se aprofundam em aspectos conceituais ligados à internacionalização do currículo e mobilidade internacional na educação básica e no nível técnico, por isso o aprofundamento do tema para o ensino técnico de nível médio suscita interesse para pesquisas. Foi realizado um estudo de caso, executado por meio de análise documental e bibliográfica. A análise bibliográfica foi constituída a partir de publicações a respeito da Internacionalização da Educação Profissional e da Mobilidade Acadêmica Internacional, cujos principais autores pesquisados são: Lima e Maranhão, Mällinen e Prokki, Miura, Morosini e Stallivieri, bem como obras sobre currículo escolar do Ministério da Educação e dos autores Apple, Moreira e Sacristán. A análise documental foi efetuada a partir do Plano de Curso para Habilitação Profissional de Técnico em Cozinha do Centro Paula Souza. Foram considerados os componentes curriculares específicos para a formação técnica que evidenciam a carga horária prática do curso, além do componente Inglês Instrumental. A fundamentação teórica proporciona a compreensão da mobilidade internacional no contexto da internacionalização, iniciativas de internacionalização implantadas nas últimas décadas em no Brasil e no exterior, a estrutura e organização do currículo com ênfase na educação profissional e internacionalização do currículo, um exemplo de matriz curricular do curso técnico em cozinha, bem como uma descrição de métodos e técnicas em Educação Profissional e Tecnológica aplicáveis no curso de cozinha, realizada por docentes brasileiros na Finlândia participantes do Programa VET Teachers for the Future (Professores para o Futuro). Os maiores desafios para o seguimento do processo de internacionalização constituem-se pelo fato de que no Brasil predomina a internacionalização passiva, pelo risco de brain drain (fuga de cérebros), pela barreira com outros idiomas, pelo foco no nível superior em detrimento do nível técnico de ensino, assim como pela própria falta de políticas claras sobre o tema. A existência de mais programas estabelecendo parcerias com instituições estrangeiras, a exemplo do Brasil em acordo com a Finlândia, torna-se favorável porque possibilita melhor formação de docentes e a aplicação de métodos diferenciados de ensino, adaptáveis à realidade brasileira. Múltiplas ações de mobilidade internacional, inclusive para docentes e discentes dos cursos de nível técnico, poderiam estar previstas na estrutura curricular de diversos cursos de formação profissional. Torna-se evidente a necessidade de elaboração e implantação de uma política pública que viabilize o avanço do processo de internacionalização da educação no país. Tendo em vista a escassez de pesquisas mais específicas, recomenda-se que maior número de trabalhos acadêmicos direcionados para a educação profissional de nível técnico sejam desenvolvidos, relacionando o tema com a mobilidade internacional e com o processo de internacionalização da educação como um todo.
This masters dissertation aims to study international mobility in professional education. The possibility of living an international experience increases the knowledge of life and the profession, making the professional more personally accomplished, as well as able to meet personal demands and the world of work, situated in a globalized context. There is greater visibility to the theme in higher education, since there are few studies that deepen in conceptual aspects related to the internationalization of curriculum and international mobility in basic education and in the technical level, for that reason the deepening of the theme for the technical education interest in research. It is a case study, carried out through documentary and bibliographic analysis. The bibliographical analysis was based on publications about the Internationalization of Professional Education and International Academic Mobility, whose main authors are: Lima and Maranhão, Mällinen and Prokki, Miura, Morosini and Stallivieri, as well as texts on the school curriculum of the Education´s Ministry and authors Apple, Moreira and Sacristán. The documentary analysis was made from the Course Plan for Professional Habilitation in Technical in Cooking at the Centro Paula Souza. The curricular components specific to the technical training were taken into account, showing the practical hours of the course, as well as the English Instrumental component. The theoretical foundation provides an understanding of international mobility in the context of internationalization, internationalization initiatives implemented in the last decades in Brazil and abroad, the structure and organization of the curriculum with emphasis on professional education and internationalization of the curriculum, an example of a course curriculum as well as a description of methods and techniques in Professional and Technological Education applicable in the cooking course, carried out by Brazilian teachers in Finland participating in the VET Teachers for the Future Program. The major challenges for the follow-up of the internationalization process are the fact that in Brazil passive internationalization predominates, the risk of brain drain, the barrier with other languages, the focus on the higher level in detriment of the technical level of education, as well as by the lack of clear policies on the theme. The existence of more programs establishing partnerships with foreign institutions, like Brazil in agreement with Finland, is favorable because it enables better teacher formation and the application of differentiated teaching methods, adaptable to the Brazilian reality. Multiple actions of international mobility, including for teachers and students of the technical level courses, could be programmed in the curricular structure of several professional formation courses. It becomes evident the need to elaborate and implement a public policy that will allow the advancement of the process of internationalization of education in Brazil. Considering the shortage of more specific researches, it is recommended that a greater number of academic papers directed to professional education at a technical level be developed, relating the theme to international mobility and to the process of internationalization of education as a whole.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26943
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