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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26941
Título: | As políticas de internacionalização da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso na perspectiva da gestão participativa entre CEETEPS e SENATI |
Título(s) alternativo(s): | Internationalization policies for professional and technological education: a case study from the perspective of participatory management between CEETEPS and SENATI |
Autor(es): | MENDES, Marcela |
Orientador(es): | ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de |
Outro(s) contribuidor(es): | AGUILAR, Luis Enrique BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico;Democracia |
Data do documento: | 26-Fev-2019 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | MENDES, Marcela. As Políticas de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica: um Estudo de Caso na Perspectiva da Gestão Participativa entre CEETEPS e SENATI. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019 |
Resumo: | A pesquisa é uma análise sobre as políticas de internacionalização e gestão participativa em instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e Peru: os casos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e do Serviço Nacional de Adestramento Industrial (SENATI). Procurou- se investigar se existe analogia ou correlação entre Instituição de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, em São Paulo (FATEC São Paulo), e Instituição de Educação Profissional e Tecnológica do Peru (SENATI de Lima), em termos de democratização e gestão participativa da escola. A existência de correlação ou analogia entre ambas as instituições supõe o exercício comparativo. Pesquisas realizadas por órgãos governamentais, nos dois países, sugerem a pequena participação dos alunos na gestão escolar e em Instituições Estudantis, tais como Grêmios Escolares ou Centros Acadêmicos, Associações de Pais e Mestres, Conselhos de Escola e Congregações. Os resultados da pesquisa demonstraram que a participação estudantil, de fato, atinge proporções muito pequenas em ambos os casos estudados e que é preciso descentralizar a gestão escolar para dar voz à comunidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise documental e bibliográfica e o estudo de caso enquanto estratégia de investigação. A estrutura do trabalho compreendeu cinco diferentes capítulos, que tratarão sobre as Políticas de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica, a Gestão Escolar Participativa, a organização da Educação no Peru e Brasil, além da caracterização das instituições pesquisadas e posterior apresentação das análises e resultados da pesquisa. The research is an analysis of the policies of internationalization and participatory management in institutions of Professional and Technological Education in Brazil and Peru: the cases of the Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) and the Serviço Nacional de Adestramento Industrial (SENATI). We sought to investigate if exists an analogy or correlation between the Institution of Professional and Technological Education of Brazil, in São Paulo (FATEC São Paulo), and Institution of Professional and Technological Education of Peru (SENATI de Lima), in terms of democratization and participatory management from school. The existence of correlation or analogy between both institutions presupposes the comparative exercise. Research carried out by government agencies in both countries suggests the small participation of students in school management and in Student Institutions, such as School Grads or Academic Centers, Parent and Teacher Associations, School Councils and Congregations. The results of the research demonstrated that student participation, in fact, reaches very small proportions in both cases studied and that it is necessary to decentralize school management to give voice to the community. This is a qualitative research, with documental and bibliographic analysis and the case study as a research strategy. The work structure comprises five different chapters, which will deal with the Internationalization Policies of Professional and Technological Education, Participatory School Management, the organization of Education in Peru and Brazil, as well as the characterization of the researched institutions and subsequent presentation of the analysis and results of the search. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26941 |
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