Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26940
Title: Educação profissional e tecnológica: dificuldades na aprendizagem de algoritmos e programação
Other Titles: Professional and technological education: difficulties in learning algorithms and programming
Authors: ROCHA, Robson Escotiel Silva
Advisor: FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
Other contributor: MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini
GIORDANO, Carlos Vital
type of document: Dissertação
Keywords: Aprendizagem;Algoritmos
Issue Date: 11-Mar-2019
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: ROCHA, ROBSON ESCOTIEL SILVA. Educação profissional e tecnológica: dificuldades na aprendizagem de algoritmos e programação. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019
Abstract: O estudo de algoritmos e programação é de suma importância em cursos voltados para a área de tecnologia da informação, e por anos vem apresentando dificuldades em relação ao ensino e a aprendizagem em diferentes níveis. Por esse motivo, o objetivo do estudo é investigar quais as dificuldades encontradas na aprendizagem de algoritmos e programação no ensino tecnológico no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no Campus Cubatão/ São Paulo. O objetivo específico da investigação se concentrou na aprendizagem. A viabilidade para o acesso aos dados relativos ao desempenho discente no componente curricular de algoritmos e programação, bem como para obtenção de dados relativos à suas experiências e impressões acerca da aprendizagem durante o curso compuseram a força motriz para o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, e em relação aos objetivos propostos definida como descritiva, exploratória e relacional de modo a identificar e analisar, mediante aplicação de questionário, as percepções e impressões dos sujeitos de pesquisa, amostrados por conveniência, sobre as dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação no cenário escolhido entre os anos de 2014 e 2017. Como resultado foi possível conhecer as dificuldades encontradas na aprendizagem de algoritmos e programação, possibilitando que suas informações sejam utilizadas em futuras reflexões e debates, objetivando melhorias no processo de ensino e aprendizagem não apenas para o componente curricular e curso pesquisados, mas também para os demais cursos ofertados pela Instituição.
The study of algorithms and programming is of paramount importance in Information Technology field and it has for years presented difficulties in relation to teaching and learning at different levels. For this reason, the objective of this study is to investigate the difficulties encountered in algorithms and programming learning at System Analysis and Development Technology undergraduate course of Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, at Cubatão campus, state of São Paulo, Brazil. The specific objective of the research is centered on learning. The feasibility of accessing data on students performance on the algorithms and programming subject, as well as obtaining data on their experiences and impressions about learning during the course comprised the driving force for the development of this work. It was applied the quantitative method of research, and in relation to the proposed objectives, defined as descriptive, exploratory and relational in order to identify and analyze, through questionnaire application, the perceptions and impressions of the research subjects, sampled by the difficulties of learning algorithms and programming in the chosen scenario between 2014 and 2017. As a result, it was possible to know the students difficulties in learning algorithms and programming, alowing their information to be used in future reflections and debates, aiming at improving the process of teaching and learning not only for the researched curricular component and course, but also for other courses offered by the same institution.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26940
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Educaçãoprofissionaletecnológicadificuldades_RobsonEscotielSilvaRocha_2019.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.